Oferecido por
Setembro não costuma ser de muita chuva no norte do Pará, mas este ano está sendo diferente. A circulação dos ventos sobre o Brasil está favorecendo a formação de fortes áreas de instabilidade que já provocaram muita chuva sobre o norte do Pará, inclusive em Belém. Temporais também ocorreram nos últimos dias sobre Roraima e até no Tocantins.
Na região de Belém, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 100 mm em 7 dias e em Boa Vista já choveu aproximadamente 140 mm.
Mais chuva
O tempo fica muito instável no norte da Região Norte do Brasil neste fim de semana. Há risco de mais temporais no norte do Pará, no norte do Amazonas e em Roraima. Nuvens bastante carregadas podem passar neste sábado também sobre Boa Vista, Manaus e Belém provocando muita chuva, com raios e fortes rajadas de vento.
Nas demais áreas do Pará, do Amazonas e no Amapá também ocorrem pancadas de chuva com raios neste fim de semana, mas que não devem ser tão fortes como no norte da Região Norte. Em Rondônia, as condições para chuva aumentam no domingo e deve chover também em Porto Velho. As queimadas em Rondônia estão muito ativas e a fumaça tem invadido a capital do estado.
Foto: Roberto Meira. Belém/PA.
Ar seco
Mesmo com a presença de áreas de instabilidade em parte no Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, estados como Acre e Tocantins ficam bastante secos no fim de semana. Não tem previsão de chuva e a secura do ar e o calor serão grandes. No Tocantins, em especial, o nível de umidade no ar fica muito baixo podendo chegar a valores entre 10% e 20% e o calor se aproxima dos 40°C, inclusive na capital, Palmas.