RJ em alerta para temporais a partir da tarde desta quinta-feira

27/09/2018 às 10:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/10/2018 às 14:44

Oferecimento
Frente fria se aproxima do litoral fluminense. Saiba como ficará o tempo no fim de semana.

A chegada de uma frente fria e o ar muito quente que está sobre o estado do Rio De Janeiro facilitam a formação de nuvens bastante carregadas no decorrer desta quinta-feira, 27 de setembro. Durante a tarde, o Grande Rio e as demais regiões fluminenses entram em situação de alerta para o risco de temporais. O tempo fica muito instável até o domingo e o risco de chuva forte continua.



Calor

Antes da chegada das nuvens da nova frente fria, o sol aparece forte até o começo da tarde no estado do Rio de Janeiro e a temperatura sobe rapidamente, mas não deve bater recorde. Na cidade do Rio, a sensação de calor é grande. Por volta das 9 horas, a temperatura já chegava aos 30°C em várias regiões cariocas. A tarde de ontem, 26, ficou entre as 10 mais quentes do ano até agora, com temperatura de até 37°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

O aumento da nebulosidade, a chuva frequente e ventos frescos que chegam ao Rio de Janeiro a partir da sexta-feira, 28, vão aliviar o calorão em todo o estado. Veja como vai ficar a temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Foto de Valério Martins Moraes, Rio de Janeiro (RJ)

 

Frente fria e temporais

Uma frente fria se aproxima do litoral sul do estado do Rio de Janeiro no decorrer desta quinta-feira e força uma queda mais acentuada da pressão atmosférica sobre o mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A tendência para a formação desta baixa pressão e o impacto do ar mais frio que vem com a frente fria com o ar muito quente que está sobre o Rio de Janeiro estimulam a formação de nuvens carregadas. Além disso, o estado do Rio de Janeiro também deve receber outras nuvens que carregadas que avançam de São Paulo e do centro-sul de Minas Gerais.

A previsão é que estas nuvens comecem a se formar durante a tarde desta quinta-feira, 27, mas continuem sobre o estado durante a noite. Pancadas de chuva e raios são previstas para a tarde e noite, com risco de temporais.

Além da chuva forte, também há preocupação com a possível queda de granizo e fortes rajadas de vento, entre 60 km/h e 90 km/h. O Grande Rio, a região Serrana, a Costa Verde e o Sul Fluminense são as regiões com maior risco de temporal nesta quinta-feira.



Fim de semana

O tempo vai permanecer muito instável em todo o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. A frente fria avança de vez pelo litoral fluminense no decorrer desta sexta-feira, 28 de setembro, e depois se afasta em alto-mar no fim de semana. Mas a passagem desta frente fria vai estimular a formação de mais áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro e também sobre o centro-sul de Minas Gerais. Por isso, todo o estado do Rio de Janeiro vai continuar com alto risco para temporais até o domingoConfira a previsão diariamente!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%