Temperatura cai mais no Sul e pode gear

04/10/2018 às 12:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar frio de origem polar fica sobre a Região Sul nesta sexta, mas chuva volta no fim de semana

Após a chuva de uma frente fria, o ar frio de origem polar entrou com força sobre o Sul do Brasil afastando as nuvens carregadas e baixando a temperatura. Nesta quinta-feira, 4 de outubro, várias áreas do Rio Grande do Sul registram menos de 10°C. A menor temperatura no Sul do Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia  foi de 6,3°C em Santana do Livramento, no sul gaúcho, na fronteira com o Uruguai.

 

São Joaquim, na serra catarinense, registrou 8,4°C. No Paraná, as temperaturas mínimas ficaram acima dos 10°C na quinta-feira, 4, mas o resfriamento aumenta nesta sexta-feira em todo o Sul do Brasil e a temperatura vai cair mais em todos os estados.

 

Geada

Nesta sexta-feira, 5 de outubro, o ar frio de origem polar ainda atua sobre toda a Região Sul. O resfriamento na madrugada será acentuado pela pouca nebulosidade durante a madrugada. Nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também na Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai, há condições para geada no amanhecer desta sexta-feira. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nestas áreas, mas vários locais nos três estados devem registrar menos de 10°C.

 

 

 

Temporal no fim de semana

O ar polar se afasta do Sul do Brasil no fim de semana e a chuva volta com força. No sábado, pancadas de chuva com raios devem ser observadas no Paraná, no Planalto Norte e no oeste de Santa Catarina.

Durante o domingo de eleições, 7 de outubro, áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil e muitas pancadas de chuva vão ocorrer nos três estados. Há risco de chuva forte principalmente sobre o Paraná e Santa Catarina. Não deve chover apenas na Campanha Gaúcha e no litoral sul gaúcho. A região de Florianópolis, o litoral catarinense e o Vale do Itajaí devem ter chuva o dia todo. Porto Alegre deve ter pancadas de chuva a partir do fim da tarde. Em Curitiba, pode chover a qualquer hora no domingo e há risco de chuva forte.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%