Plantio a todo o vapor e o olho no El Niño

09/10/2018 às 15:42
por Larissa Tamashiro

Atualizado 13/11/2018 às 11:51

Oferecimento
A safra 2018/2019 já está em pleno vapor.

Produtores de várias regiões como Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil já iniciaram o plantio da safra verão de grãos. As primeiras chuvas de outubro animaram os produtores que correram para aproveitar a umidade do solo para iniciar o plantio e garantir a germinação.

Diferentemente da safra passada onde ocorreu um atraso no início das chuvas, este ano parece que as coisas estão diferentes. Em regiões onde a janela de plantio já está em vigor, os trabalhos seguem avançandos e com a expectativa de que o Clima continue ajudando.

Mas e o El Niño? As projeções seguem indicando a probabilidade próxima de 70% para a ocorrência de El Niño na safra 18/19. O último relatório emitido pelo centro americano de estudos de atmosfera e oceano (NOAA), atualizado no dia primeiro de outubro, indica a possibilidade de ocorrência de El Niño para o verão 2018/2019 (Figura 1), com a tendência de voltarmos para uma condição de neutralidade a partir do início da segunda safra.

 

Em termos de chuva, a mudança de padrão de La Niña, que presenciamos na última safra, para El Niño já é capaz de promover algumas alterações na distribuição das chuvas no território brasileiro. Para o mês de outubro espera-se padrões distintos em relação à distribuição das chuvas.

No Rio Grande do Sul, podemos esperar problemas relacionados ao plantio, já que se espera a permanência do tempo bastante úmido com chuvas acima da média em todo o estado. Esse padrão se repete também no estado de Santa Catarina e na região oeste e sul do Paraná. O mesmo se deve observar no sul do Mato Grosso do Sul (Figura 2).

 

A figura também mostra o cenário oposto: tempo bastante seco em boa parte do Sudeste com precipitação que pode ser até 50mm abaixo da média em boa parte de Minas Gerais e Goiás, estes dois importantes produtores de milho. O tempo mais seco também se estende até a Bahia, Tocantins e sul do Maranhão e Piauí, porém com volumes apenas de 25mm abaixo da média.

Apesar dos volumes de chuva abaixo da média, se espera que o plantio possa ocorrer de forma normalizada, visto que esses volumes menores de chuva tendem a ocorrer em pontos isolados nas regiões indicadas na figura 2. É hora de manter a confiança e o olho na previsão de tempo e clima.