Oferecido por
A primeira quinzena de outubro fechou com pouca chuva em Belo Horizonte e em Vitória, mas um grande acumulado em São Paulo e principalmente no Rio de Janeiro. O calor também foi destaque, com novo recorde para 2018 na capital mineira, que registrou 34,1°c no dia 13 de outubro. Mas na cidade do Rio, a tarde do dia 13 foi a quarta mais quente do ano, até agora, com 37,9°C.
No Rio de Janeiro, pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio De Janeiro, do dia 1 até 15 horas de 15 de outubro choveu 216,2 mm no Alto da Boa Vista, 124,6 mm na Rocinha, 108,4 mm no Recreio dos Bandeirantes e 123,0 na Grota Funda. Na região do Alto, em 15 dias choveu 77% acima da média para outubro, que é de 138,0 mm para esta região da cidade.
Em São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77,0 mm em 15 dias na região do Mirante de Santana, que correspondem a 61% da média de chuva para outubro, que é de aproximadamente 127 mm.
Em Belo Horizonte, a primeira quinzena de outubro foi quente e com pouca chuva. O INMET registrou alguma chuva em apenas 4 dias. O total acumulado em 15 dias foi de 33,1 mm, que representam 32% da média normal de chuva para outubro, que é de 105 mm.
Vitória foi a capital do Sudeste que teve menos chuva na primeira quinzena de outubro. O INMET registrou 28,2 mm, que correspondem a apenas 23% da média de chuva para outubro, que é de 123 mm.
Foto de Eduardo Angelo, Rio de Janeiro (RJ)
O que esperar da 2ª quinzena de outubro?
Mais três frentes frias devem avançar para costa da Região Sudeste até o fim de outubro e vão estimular áreas de instabilidade nos quatro estados. Porém, a concentração de chuva, tanto em volume como em frequência, vai continuar sendo sobre o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Assim, as capitais São Paulo e Rio de Janeiro serão mais privilegiadas com chuva do que Belo Horizonte e Vitória.
A tendência é que outubro termine com chuva dentro a um pouco acima da média em São Paulo e no Rio de Janeiro e abaixo da média para o mês em Vitória e em Belo Horizonte.