Quinta-feira de tempestades no Sul do Brasil

18/10/2018 às 11:51
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Nova frente fria avança pela Região e reforça as nuvens de chuva. Há risco de alagamento, queda de árvores e destelhamento.

Uma nova frente fria avança pelo litoral da Região Sul e reforça as áreas de instabilidade, que já estão atuando sobre os estados desde ontem (17). Mais tempestades vão ocorrer na tarde e noite desta quinta-feira (18) e os meteorologistas alertam para chuva volumosa e ventania no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. 

 

Risco de temporais é alto 

Um forte área de instabilidade atua sobre o Sul do Brasil e especialmente o interior de Santa Catarina e do Paraná estão em alerta para temporais. A chuva forte vem acompanhada por raios e rajadas de vento que podem até passar dos 80 km/h. Há chance inclusive de granizo

 

"A população deve ficar atenta, porque essa situação de tempo severo poderá causar alagamentos, queda de árvores e destelhamentos", alerta a meteorologista Fabiana Weykamp.

 

No Rio Grande do Sul, a pior situação com relação aos temporais acontece no norte do estado, mas todas as áreas poderão ter pancadas de chuva. 

 

Sat_SUL_18.10

  Imagem de satélite mostra fortes instabilidades atuando sobre a Região Sul

Curitiba (PR) já teve muita chuva, com acumulado de cerca de 40 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre às 9 horas da quarta-feira e às 9 horas desta quinta-feira. No mesmo período, os maiores volumes de chuva foram observados sobre o Rio Grande do Sul, com registro de 88 mm em Santo Augusto e 59 mm em Erechim. 

 

Veja abaixo os dez municípios que mais tiveram chuva na Região Sul em 24 horas: 

 

Tabela chuva SUL 

Foto: Fabiana Dagostin Içara/SC.

 

Vais esfriar depois da chuva 

Amanhã (19), as condições de chuva já devem diminuir sobre grande parte da Região Sul, com o avanço de uma nova massa polar. A sexta-feira vai ser um dia com muitas nuvens, períodos de sol por Santa Catarina e o interior do Rio Grande do Sul, mas sem chuva. 

 

O litoral gaúcho, litoral paranaense, assim como a Grande Porto Alegre e a Grande Curitiba, terão predomínio de céu nublado, muita umidade e chuvisco. Todos vão sentir uma queda acentuada nas temperaturas e não há mais alerta para temporais.

 

A instabilidade também tende a perder força pelo interior do Paraná e a previsão é de pancadas de chuva moderadas. 

 

O fim de semana vai seguir com predomínio de sol, temperaturas amenas e os temporais dão uma trégua. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

10°
min

23°
max

0mm / 0%