Chuva volumosa em SP e no RJ. Grande Rio pode ter chuva forte.

07/11/2018 às 18:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Interior e litoral de SP e RJ registram grandes volumes de chuva nesta quarta-feira

A passagem de uma frente fria intensificou as áreas de instabilidade sobre São Paulo, Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais. A chuva caiu forte nesta quarta-feira, 7 de novembro, em diversos locais do interior e do litoral de São Paulo, o Sul de Minas e na região Serrana do Rio de Janeiro.

 

Noite instável

As áreas de instabilidade sobre São Paulo, Rio de Janeiro e no Sul de Minas persistem por várias horas e a chuva prossegue na noite de hoje e também pela madrugada da quinta-feira.

Na cidade de São Paulo, o tempo segue úmido e frio, com chance de chuva fraca a moderada.

 

A preocupação especial é com a cidade do Rio de Janeiro que poderá ter chuva forte e volumosa também. A chuva avança da região Serrana e se espalha sobre o Grande Rio. Além disso, a chuva forte que cai na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e no litoral sul fluminense também pode avançar para a cidade do Rio.

A cidade do Rio de Janeiro fica sujeita a chuva volumosa na noite desta quarta-feira e na madrugada de quinta-feira, mas com pouca incidência de raios.

Acompanhe a chuva no Grande Rio pelo radar meteorológico do Sumaré - Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Foto de Luiz Henrique, Rio de Janeiro (RJ)

 

Quinta-feira instável

O tempo fica muito instável nesta quinta-feira em praticamente toda a Região Sudeste. As áreas de instabilidade se intensificam e a chuva aumenta em todos os estados. Só não há expectativa de chuva para a divisa de São Paulo com o Paraná. Pode chover e ventar forte nos quatro estados.  Nas capitais, a chuva deve ser persistente e com até moderada intensidade em São Paulo. Faz frio e venta moderado no decorrer do dia. Chove na maior parte do dia e venta moderado a forte no Rio de Janeiro. A temperatura fica amena. Belo Horizonte e Vitória podem ter alguns períodos com sol, mas sempre entre muitas nuvens, e tem risco chuva e ventos fortes principalmente à tarde e à noite.

 

 

Veja como fica o tempo no Sudeste nos próximos dias.

 

Volumes de chuva

Em apenas 1 hora, entre 16h40 e 17h40, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 44 mm em Silveiras (SP), 24 mm em Angra dos Reis  (RJ) e 32 mm em Nova Friburgo (RJ). Tecnicamente um total de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva bastante forte.

No acumulado de 6 horas, alguns volumes de chuva passaram dos 50 mm. Confira quanto choveu entre 11h50 e 17h50  conforme a medição de pluviômetros do Cemaden:

 

Fernandópolis (SP): 63,2 mm

Pedreira (SP): 59,0 mm

Cubatão (SP): 54,9 mm

Nova Iguaçu (RJ), 48,6 mm

Silveiras (SP): 45,4 mm

Extrema (MG): 40,4 mm

Itapira (SP): 40,0 mm

Caraguatatuba (SP): 38,3 mm

Santos (SP): 37,1 mm

Águas de Lindóia (SP): 37,1 mm

 

CIDADES RELACIONADAS

Santos - SP

21°
min

28°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

4mm / 80%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06