Calor e fortes pancadas de chuva no Centro-Oeste

12/11/2018 às 22:53
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco para temporais aumenta a partir da quarta-feira em toda a Região.

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre a região Centro-Oeste. A diminuição da nebulosidade permitiu que toda a Região tivesse mais horas com sol forte neste início de semana. Mas com aumento do calor e a umidade do ar que ainda está elevada por quase toda a Região, as pancadas de chuva voltaram acontecer, porém em menor quantidade.

 

Mas choveu forte novamente na região de Brasília nesta segunda-feira. O Instituto Nacional de meteorologia registrou aproximadamente 18 mm de chuva em apenas uma hora. Na região de Primavera do Leste, em Mato Grosso, choveu 33 mm em uma hora.

Em Mato Grosso do Sul, o destaque foi o aumento do calor. Em Sonora a temperatura chegou aos 38,5°C e em Campo Grande, a temperatura chegou de 34,1°C.

 

Terça-feira quente no Centro-Oeste

Nesta terça-feira as temperaturas ficam mais elevadas em toda a Região Centro-Oeste.  O sol aparece forte. A nebulosidade aumenta com o calor e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e a noite em todos os estados e também no Distrito Federal. A maior quantidade de pancadas de chuva deve acontecer sobre o estado de Mato Grosso e também nas áreas de divisa de Goiás com Mato Grosso algumas pancadas podem ser de forte intensidade.



 

Foto de José Augusto, Goiânia (GO)

 

 

Risco de temporais aumenta a partir de quarta

A partir da quarta-feira, 14 de novembro, as condições para a temporais aumenta no Centro-Oeste do país. A mudança na circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste do Brasil vão ajudar aumentar as áreas de instabilidade também no Centro-Oeste. 

Volta a chover forte no estado de Mato Grosso do Sul e fortes pancadas de chuva também devem acontecer sobre Goiás,  no Distrito Federal no estado de Mato Grosso.

 

No feriado do dia 15 de novembro, o tempo fica instável na Região Centro-Oeste, com várias pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de chuva de forte intensidade na fronteira com Paraguai, onde o tempo fica mais instável com predomínio de céu nublado e chuva desde cedo.

Na sexta-feira e também durante o fim de semana, o Centro-Oeste do Brasil terá períodos com sol, e ar abafado, mas muitas pancadas de chuva vão acontecer em todas as áreas e com risco de de temporais.

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

20°
min

33°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

18°
min

32°
max

0mm / 0%