Risco de chuva forte no sul da Bahia

12/11/2018 às 16:35
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Umidade alta e o calor favorecem a ocorrência de mais pancadas de chuva sobre os estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão

A chuva voltou a cair grossa no sul da Bahia durante o fim de semana acumulando volumes expressivos e as nuvens carregadas vão persistir nesta terça-feira (13). A situação é de alerta para mais chuva na região, que pode ser forte e volumosa, com potencial para causar problemas.  

 

Risco de chuva forte 

A circulação de ventos sobre o litoral sul da Bahia vai manter o céu carregado de nuvens e a chuva deve ser persistente no decorrer desta terça-feira. "A previsão é de uma chuva mais intensa e volumosa, principalmente durante a madrugada e a manhã desta terça-feira e que poderá causar até alagamentos", avisa o meteorologista Marcelo Pinheiro. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou volumes entre 20 e 50 mm em municípios do Planalto da Conquista e do sul da Bahia. Choveu 56,8 mm em Ituaçu, 36,8 mm em Brumado, 33,8 mm em Vitória da Conquista, 27,4 mm em Ilhéus, 27,2 mm em Remanso, 25,2 mm em Irecê e 22,4 mm em Lençóis, no período entre às 9 horas de domingo (11) e às horas desta segunda-feira (12).

 

As más condições do tempo prejudicaram diversos voos no aeroporto de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, durante o domingo. Foram pelo menos dezoito voos suspensos. A situação só começou a ser normalizada nesta segunda.  

 

   Foto: Cláudio. Itabela/BA. 

 

Mais pancadas de chuva na BA, MA e PI 

O ar seco ainda predomina sobre o Nordeste, apesar do aumento da nebulosidade sobre o interior da Região. Porém, mais áreas de instabilidade vão se formar pelo interior da Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí, favorecendo a ocorrência das pancadas de chuva com raios. A chuva pode cair com moderada à forte intensidade especialmente a partir da tarde e sol aparece forte nessas áreas. Só no litoral sul baiano, a chuva ainda será constante.

 

Salvador, terá um dia de bastante sol e chuva rápida. Não há previsão de chuva para as demais capitais da Região Nordeste. 

 

O centro-oeste e sul da Bahia, o interior do Piauí e do Maranhão vão continuar com calor e disponibilidade de umidade, por isso há previsão de mais pancadas de chuva com raios ao longo da semana. Teresina (PI) e São Luís (MA) podem voltar a ter chuva. Entretanto, o norte da Bahia vai continuar com o tempo seco. 

 

Acompanhe abaixo os acumulados de chuva estimados para toda a Região Nordeste nos próximos dias: 

 

chuva_NE_12.11

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

32°
max

20mm / 67%

Vitória - ES

25°
min

36°
max

0mm / 0%