Chuva aumenta sobre a Região Centro-Oeste

14/11/2018 às 12:03
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade voltaram a se intensificar e o risco de temporais é alto em MT e MS. Norte de Mato Grosso tem quase 100 mm em 24 horas.

Áreas de instabilidade voltaram a se intensificar sobre o Centro-Oeste do Brasil, estimuladas pelo ar muito quente e úmido e um sistema de baixa pressão atmosférica, que atua sobre o interior do país. O resultado foi o aumento nas condições de chuva especialmente sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. Goiás e o Distrito Federal também voltaram a registrar chuva forte. A situação é de alerta para novos temporais ao longo desta quarta-feira (14). 

 

Choveu quase 100 mm 

O volume de chuva em Novo Mundo, no extremo norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará, chegou a 95,8 mm entre às 10 horas de terça-feira (13) e às 10 horas desta quarta-feira (14), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi uma madrugada marcada por temporais. O volume de chuva também foi o maior registrado no Brasil neste período. A chuva foi volumosa em outro município, Guiratinga (MT), chegando a 45,2 mm.

 

Em Mato Grosso do Sul, a chuva voltou a cair com maior volume no sul do estado, chegando a 33,8 mm em Porto Murtinho (MS) e 24,6 mm em Bela Vista (MS). Em Goiás, os maiores acumulados de chuva chegaram a 52,4 mm em Alto Paraíso de Goiás (GO) e a 25,4 mm em Goianésia (GO). No Distrito Federal, a chuva foi expressiva em Gama (Ponte Alta) chegando a 36,4 mm e em Brazlândia (DF) a 28,8 mm.   

 

Foto: Gean Carlos Carriel. Castanheira - MT

 

Alerta para temporais 

Mais pancadas de chuva serão observadas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal  nesta tarde e noite, com risco de temporais. A chance de chover forte é alta sobre o oeste e o sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, inclusive nas capitais Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). 

 

Os períodos de sol são maiores em Goiás e no Distrito Federal, mas o calor intenso e a umidade alta também favorecem a ocorrência de fortes pancadas de chuva com raios até o fim do dia. Há risco de chuva forte em Goiânia (GO) e em Brasília (DF). 

 

Quer saber a previsão completa para o feriado prolongado de 15 de novembro?

Confira aqui! 

  

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%