Domingo com calor pré-frontal no RJ e SP

17/11/2018 às 14:13
por Fabiana Weykamp

Atualizado 17/11/2018 às 14:14

Oferecimento
Calor antecede grandes temporais.

Nesse domingo (18), as cidades de São Paulo e Rio De Janeiro ficam em situação pré-frontal, ou seja, condição que antecede a chegada de uma nova frente fria. O dia será de sol forte e o vento sopra predominante de norte/noroeste. Esse é um vento quente, vindo do interior do país, que favorece a rápida elevação da temperatura e o dia será marcado por forte calor.

 

Na cidade de São Paulo, a máxima prevista é de 32°C e no Rio de Janeiro é de 37°C. Esses são valores a ser registrados nos termômetros oficiais, que atendem as normas técnicas da Organização Meteorológica Mundial e ficam dentro de um abrigo meteorológico. Nos termômetros de rua, que ficam diretamente expostos ao sol, é provável que a temperatura supere esses valores.

 

No litoral paulista a temperatura também dispara nesse domingo. Em Santos, a máxima prevista é de 35°C.

 

Com a aproximação da frente fria o vento intensifica no decorrer do dia e, tanto no estado de São Paulo como no Rio de Janeiro, são esperadas rajadas moderadas a fortes, que podem variar de 40 a 60 km/h.

 

A instabilidade da frente fria chega ainda no domingo à Grande SP e ao litoral paulista. O litoral sul já pode ter pancadas de chuva a partir da tarde. Na Grande SP, na Baixada Santista e no litoral norte, as pancadas de chuva ocorrem durante a noite e se estendem pela segunda-feira (19). O forte contraste térmico entre a massa de ar quente que atua no estado e a frente fria, favorece o crescimento de nuvens bastante carregadas. Portanto, há risco de temporais.

 

No Rio de Janeiro, o domingo será sem chuva, mas o tempo vira ao longo da segunda-feira (19) e há grande risco de temporais.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%