Sul deve se preparar para muita chuva a partir desta sexta-feira

22/11/2018 às 12:17
por Maria Clara Machado

Atualizado 22/11/2018 às 15:23

Oferecimento
Rajadas de vento podem chegar a 100 km/h no fim de semana

O Sul do Brasil volta a esquentar, antes da grande virada no tempo esperada para os próximos dias. O vento quente e úmido que sopra do norte do país, ganha força sobre a Região Sul e faz as temperaturas subirem. O calor vai chamar a atenção principalmente no Rio Grande do Sul. Porém, um sistema de baixa pressão atmosférica começa a se intensificar sobre o Paraguai e juntamente com uma nova frente fria, vai espalhar nuvens de tempestade nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), deixando todo o Sul novamente em situação de alerta.

 

Muito calor em Porto Alegre

Algumas rápidas pancadas de chuva já começam a retornar sobre o norte e o leste do Paraná na tarde desta quinta-feira (22). A Grande Curitiba tem chance de chuva. O sol ainda brilha forte por quase toda a Região Sul e o calor é intenso especialmente em Porto Alegre e no estado gaúcho, por conta da aproximação de uma nova frente fria. A capital fica em situação pré-frontal. 

 

Sul entra em alerta para temporais 

A preocupação com os temporais retornam nesta sexta-feira (23). Os meteorologistas observam a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, que vai influenciar diretamente a Região Sul. Nesta sexta, há alerta de temporais especialmente nas áreas de fronteiras dos estados do Sul com o Paraguai e a Argentina. Toda a faixa oeste dos estados pode ter pancadas de chuva já pela manhã e há risco de chuva forte e volumosa. As rajadas de vento poderão alcançar os 90 km/h. 

 

Esquenta ainda mais em Porto Alegre durante esta sexta-feira e a chuva chega só a noite. Todas as outras áreas da Região Sul voltam a ter pancadas de chuva com raios, que poderão ser de moderada à forte intensidade. 

Acompanhe a elevação das temperaturas em Porto Alegre nos próximos dias.  

 

Situação de perigo no sábado! 

A presença do sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai vai levar nuvens muito carregadas para todo o Sul no sábado. Além disso, a nova frente fria estará passando pelo litoral da Região e também ajuda a aumentar a instabilidade. Será um dia de muita chuva, com raios, fortes rajadas de vento de até 100 km/h e grandes acumulados. Os temporais e a chuva volumosa sobre o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul virão com potencial para causar problemas, como alagamentos e inundações.  

 

Foto: Eduardo. Tamarana/PR

  

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%