Pará tem quase 150 mm de chuva em 24 horas

30/11/2018 às 12:00
por Maria Clara Machado

Oferecimento
ZCIT se aproxima do litoral da Região Norte e intensifica as áreas de instabilidade

As áreas de instabilidade se intensificaram muito sobre norte do Pará nas últimas 24 horas e a chuva foi extremamente volumosa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais próxima da costa norte do Brasil e voltou a influenciar o tempo, contribuindo para o aumento das nuvens carregadas. 

 

Entenda o que é a ZCIT. 

 

Quase 150 mm em 24h 

Municípios do nordeste do Pará, acumularam quase 150 mm de chuva nas últimas 24 horas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 146 mm em Castanhal e 143,4 mm em Capitão Poço, no período entre às 9 horas de quinta-feira (29) e às 9 horas desta sexta-feira (30). É um volume bastante elevado para apenas 1 dia. 

 

Alerta para mais temporais 

A sexta-feira e o fim de semana vão seguir com grandes áreas de instabilidade sobre a Região Norte. "A ZCIT leva nuvens carregadas para o litoral do Pará e do Amapá, que se juntam à outras áreas de instabilidade, formadas pelo ar quente e úmido", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

A maioria dos estados continua com pancadas de chuva e o alerta é para mais temporais. Destaque especial para o litoral do Amapá e a região de Belém, no Pará, que poderão sofrer com chuvas volumosas.

 

Somente em Roraima, a umidade fica baixa e predomínio será de sol. Não expectativa de chuva  para o primeiro fim de semana de dezembro em Boa Vista (RR). 

 

 

Foto: Roberto Meira. Belém/PA

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

33°
max

20mm / 90%

Boa Vista - RR

24°
min

31°
max

30mm / 67%