Oferecido por
Faltando menos de 20 dias o solstício de verão, o início oficial do verão, no dia 21 de dezembro, o Sul do Brasil volta a conviver com frio atípico. O ar frio de de origem polar entrou na Região com mais força do que o normal para esta época do ano e provocou uma acentuada queda de temperatura acentuada. Os três estados do Sul registraram temperaturas abaixo de 10°C. Houve geada na região serrana de Santa Catarina, o que não é comum em dezembro, já nas últimas semanas da primavera
.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 5,5°C em Cambará do Sul (RS), 3,8°C em Bom Jardim da Serra (SC) e 8,5°C em Clevelândia (PR).
O Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina, registrou até 1°C em Urupema e houve formação de geada fraca por lá. Segundo este instituto, o último registro de geada em dezembro em Santa Catarina foi em 2012.
Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)
Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)
Sol e tempo seco
A presença do ar frio de origem polar evita a formação de nuvens carregadas e deixa quase todo o Sul do Brasil com tempo firme nesta segunda-feira, com sol e poucas nuvens. Apenas o leste do Paraná, o leste e o nordeste de Santa Catarina têm muitas nuvens, mas com aberturas de sol. Pode chover fraco em Curitiba e no litoral paranaense.
A terça-feira será com predomínio de sol no Sul do Brasil, podendo chover rapidamente em alguns locais do leste dos estados. Pode chover em Curitiba e em Florianópolis.
O dia amanhece frio para os padrões normais de dezembro.
Ciclone extratropical
Um ciclone extratropical está ativo sobre o mar, entre o litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires. Durante esta terça-feira, 4 de dezembro, este ciclone se desloca sobre o mar aproximando-se do litoral do Rio Grande do Sul. Até a quinta-feira, 6 de dezembro, este sistema vai influenciar o Sul do Brasil provocando rajadas de vento moderadas a fortes, com até 80 km/h, principalmente no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina