China tem crescimento do consumo de café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O consumo de café na China, na última década, teve um aumento bastante expressivo ao atingir volume equivalente a 3,8 milhões de sacas de café no ano-cafeeiro 2017-2018.

 

Esse número que representa aumento superior a mil por cento (1.032%) em relação ao volume consumido em 2008-2009, que foi de 300 mil sacas. Tal incremento pode ser atribuído principalmente ao expressivo crescimento econômico do país nas últimas décadas, o que tem proporcionado elevação do padrão médio de consumo da população, inclusive aumento da demanda por café.

 

Vale destacar que o consumo de café na China, objeto desta análise, que é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, a despeito de ter registrado esse crescimento, ainda tem elevado potencial de expansão, pois projeções da melhoria do rendimento médio dos chineses estimam que por volta de 600 milhões de pessoas comporão a classe média do país em 2022.

 

No contexto da cafeicultura mundial, os três maiores consumidores, na temporada 2017-2018, foram a União Europeia, com 45 milhões de sacas, Estados Unidos – 25,9, e Brasil de 22,3 milhões de sacas.

 

Com base nesse número do nosso País, constata-se que o Brasil tem hoje um consumo per capita de aproximadamente 6,4kg de café por ano. Assim, qualquer estimativa e extrapolação que venha a ser feita com o consumo futuro per capita da China, com certeza, denotará projeções de volumes bastante expressivos nas próximas décadas.

 

Com base nesse potencial de crescimento e nas mudanças de hábitos de consumo verificados na China nas últimas décadas, sem dúvida, constata-se que o país se transformará em um dos maiores mercados consumidores de café do mundo.

 

Tais fatores estão motivando multinacionais do setor a se posicionarem de forma a atender o mercado Chinês, com a instalação de novas torrefadoras e cafeterias no país, além da expansão das empresas que já estão estabelecidas.