Calor aumenta na Grande SP e risco de temporal é maior

02/01/2019 às 23:28
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/01/2019 às 23:29

Oferecimento
Tarde de 3 de janeiro deve ser a mais quente do ano até agora

O calor aumenta em todo o estado de São Paulo nesta quinta-feira. Além do sol forte, o vento quente vindo do Norte do Brasil  começa a soprar mais persistente sobre o estado. Na cidade de São Paulo, a tarde do dia 3 de janeiro deve ser a mais quente do ano até agora e a temperatura volta a superar os 30°C.

 

No interior, temperaturas entre 35°C e 39°C devem ser registradas. O calor mais intenso deve ser no sul do estado, na região do Vale do Ribeira. No litoral, a temperatura também fica elevada 

Por causa do calor intenso, nuvens carregadas crescem em diversos locais do estado de São Paulo e provocam fortes pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover forte também na Grande São Paulo. 

Acompanhe a chuva  na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

Temporal na Grande SP em 2/1/19

O dia 2 de janeiro foi de muito calor na Grande São Paulo. Na capital, a temperatura chegou aos 31,5°C no Mirante de Santana, na zona norte da capital, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O calor e a umidade do ar elevada formaram nuvens carregadas que provocaram temporais.

 

Mas a chuva não foi para todos. Muita gente só viu os topos das enormes nuvens no horizonte ou algumas nuvens escurecidas que logo se dissiparam. Mas algumas áreas da capital e municípios da Grande São Paulo tiveram chuva forte e volumosa.

 

Na zona sul da cidade de São Paulo, na região de Interlagos, o INMET registrou 41,2 mm em 1 hora, entre 18 horas e 19 horas.

Choveu forte em municípios do Grande ABC, na região de Itapecerica da Serra, de Suzano, Guararema e principalmente de Mogi das Cruzes.

 

Em Mogi das Cruzes, entre 17h30 e 20h30, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 60,8 mm em/Nova Jundiapeba, 43,0 mm no Jardim Santos Dumont e 31 mm na Vila São Paulo.

No mesmo período choveu 37,9 mm em São Bernardo do Campo/Jardim Silvina, 34,6 mm em Itapecerica da Serra/Jacira, 25,4 mm em Guararema/Nogueira, 21,8 mm em Suzano/Jardim Lincoln.

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%