Norte de Mato Grosso inicia colheita da soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira o sol aparece com forte intensidade na maior parte da Bahia, Sergipe, áreas do sul do Piauí e em Alagoas.

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a expectativa para os próximos sete dias é de baixos volumes de precipitação, mesmo ocorrendo algumas pancadas isoladas. Como já fazem de 10 a 15 dias que as chuvas volumosas não ocorrem em muitas dessas áreas, as altas temperaturas associado às baixas precipitações poderão afetar os níveis de água do solo gerando estresse hídrico prejudicando as lavouras.

 

Centro-Oeste

 

Para a Região Centro-Oeste do país, o sol, o calor e alta umidade do ar ajudam a formar nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade, especialmente à tarde e a noite. Alguns produtores do norte de Mato Grosso, região de Chapadão do Sul, já iniciaram a colheita da soja. Para os próximos dias, o tempo firme durante o dia irá colaborar para acelerar os trabalhos no campo. A expectativa é que do dia 15/01 em diante grande parte destes produtores já consigam chegar a pelo menos um talhão colhido.

 

Sudeste

 

A maior parte do Sudeste do Brasil terá o dia com sol e pancadas de chuva a partir da tarde. A exceção é o norte de Minas Gerais e o centro-norte do Espírito Santo, onde o tempo está mais seco e quente.

 

No Vale do Paraíba e no sul de Minas, há risco de temporal o que pode atrasar os trabalhos de campo da segunda poda da viticultura no sul mineiro. 

 

Sul

 

Para o sul do Rio Grande do Sul, a previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. A precipitação pode acumular um bom volume melhorando um pouco as condições do solo.

 

O histórico do balanço hídrico dos últimos 45 dias, mostra que a evapotranspiração foi maior que as recargas de chuva para muitas das áreas produtoras dos estados do Paraná, Mato grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Com a falta de água disponível no solo, as más condições das lavouras nestes estados já indicam perdas consideráveis para a safra atual.

 

EUA

 

O risco para congelamento  durante a noite representará um risco para as plantações desprotegidas no interior do sul da Califórnia e em grande parte do sudoeste dos Estados Unidos. Ao decorrer da semana, com a diminuição dos ventos, alguns vales ao sul da Califórnia podem congelar principalmente os cultivos de hortaliças.

 

Argentina

 

A colheita de trigo na região central da Argentina terminou. Segundo o Guia Estratégico de Agricultura da Bolsa de Valores de Rosário, a safra alcançou 4.400.000 toneladas -500 mil toneladas a menos que a safra anterior e chegando a perda de oito por cento da área cultivada, devido a um cenário complexo de condições climáticas.