ZCIT volta aumentar as condições de chuva no Nordeste

07/01/2019 às 14:05
por Redação

Atualizado 07/01/2019 às 14:39

Oferecimento
Umidade aumenta pelo interior da Região esta semana

Uma massa de ar seco estava predominando no Nordeste do Brasil nos últimos dias inibindo as condições de chuva em grande parte dos estados. Com a presença da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) mais próxima novamente da costa do Brasil, as condições de chuva aumentam esta semana sobre a Região.


No Piauí e no Maranhão, o sol aparece com muita nebulosidade e há condições de chuva fraca a qualquer hora nesta segunda-feira (07). No Sertão, a umidade também aumenta e pode chover fraco ao longo do dia.


Os ventos que sopram do mar também ajudam a trazer umidade e ocorrem pancadas de chuva rápidas em toda faixa litorânea entre o Ceará e a Bahia.


Com exceção do norte da Bahia e o litoral, em quase todo estado baiano o tempo permanece com muito sol e calor sem previsão de chuva.

 

 

Foto: Alisson Pires. São Luís/Maranhão.


Como fica o tempo nesta terça-feira

Nesta terça-feira (08), toda faixa litorânea entre o Ceará e a Bahia continua com chuva fraca e passageira, intercalada por períodos sol. Algumas cidades do norte da Bahia ainda poderão ter pancadas de chuva.


Todo restante do estado da Bahia permanece com o tempo firme. O sol fica forte em cidades como Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Barra.


No sul do Maranhão e do Piauí, o sol aparece pela manhã, mas a partir da tarde há previsão de pancadas de chuva com descargas elétricas atmosféricas.


Já no norte dos dois estados e ainda em áreas de Sertão, o sol aparece com muita nebulosidade e pode chover a qualquer hora do dia, em geral com pouco volume.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

30°
max

10mm / 90%