Interior do Nordeste com mais umidade esta semana

08/01/2019 às 11:42
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ventos trazem ar úmido para o Sertão possibilitando o retorno da chuva. Acompanhe os volumes previstos até o domingo.

Ventos estão soprando constantes sobre a costa norte do Nordeste trazendo umidade para o litoral e o interior da Região. A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais próxima do Brasil também vai estimular o aumento da chuva, especialmente no Maranhão, nos próximos dias. 

 

Maiores condições de chuva 

Além do litoral, várias cidades do interior do Nordeste seguem com maiores condições de chuva. A nebulosidade já está maior pelo Sertão indicando o aumento da umidade e juntamente com o calor, a chuva fica mais frequente, em áreas como o interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Pode chover moderado à forte em alguns momentos. 

 

satélite_NE_terça

 Imagem de satélite desta terça-feira (8) mostra o grande aumento das nuvens pelo interior do Nordeste.

 

Na quinta-feira (10), o risco de temporais será alto no norte do Maranhão e fortes pancadas de chuva com raios serão observadas no interior do Ceará. Ambos os estados, além do Piauí, serão os que mais vão receber chuva esta semana. 

 

A chuva também retorna ao interior da Bahia em forma de pancadas com raios localizadas. 

 

Foto: Diego Landim. São Braz do Piauí/PI.

 

A estimativa é de volumes que podem passar de 100 mm no interior do Maranhão, do Piauí e do Ceará até o próximo domingo (13). Volumes próximos a 50 mm poderão ocorrer no interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. A chuva litorânea, da costa leste do Nordeste e mesmo do interior da Bahia, ainda será rápida, acumulando valores menores ao longo da semana.  

 

Confira no mapa a estimativa de chuva para todo o Nordeste nos próximos dias: 

 

chuva_NE_09.01