Possibilidade de novos temporais no Rio Grande do Sul.

13/01/2019 às 17:34
por Filipe Pungirum

Oferecimento
Nesta semana, há plenas condições para novos temporais no Rio Grande do Sul entre quarta e quinta-feira.

O Rio Grande do Sul vem sendo castigado (ou abençoado) com muita chuva neste início de ano. Nesta semana não será diferente, há previsão de chuva para todas as áreas do estado, em todos os dias.  

 

 Na última semana, a instabilidade associada a passagem de uma frente fria no oceano causou temporais no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, várias estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram acumulados superiores aos 100 mm em 24 horas, no dia 10/01/2019. Inclusive, a estação no município de Alegrete (RS) registrou 218, 8 mm de chuva em apenas um dia, como mostra a tabela abaixo:

 

Fonte: INMET-RS

Localidade Volume de chuva (mm em 24hrs)
Alegrete 218,8
Uruguaiana 189,2
São Gabriel 156,4
São Vicente do Sul 105,0
Quaraí 95,2
Santiago 93,4
Santana do Livramento 85,8

 

 Ao longo desta semana, um sistema de baixa pressão que se aprofunda na costa da Região Sul do Brasil, a instabilidade associada a configuração de ventos em níveis mais altos da atmosfera e a pista de ventos originada pela aproximação de um sistema de alta pressão ao sul, são fatores que geram condições favoráveis a novos temporais. Cada um desses elementos, sozinho, já é capaz de provocar instabilidade, portanto, os três juntos deixam plenas condições para grandes acumulados de chuva, especialmente entre a terça e a quarta-feira (16 e 17/01).