Mais calor e pouca chuva para o Sudeste do BR

14/01/2019 às 16:09
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Algumas capitais podem bater o recorde de calor para 2019

O calor não dará trégua ao Sudeste do Brasil nesta semana. Até pelo  menos sábado, será a Região do país com menor quantidade de nuvens e menos pancadas de chuva. Com o sol forte por muitas horas consecutivas, com pouca chuva e sem presença de ventos frescos, de origem polar, os estados da Região Sudeste vão esquentar um pouco mais até o fim desta semana e algumas capitais podem estabelecer o novo recorde de calor para 2019.

 

A maior chance recorde entre as capitais é para São Paulo e para Belo Horizonte na próxima quarta-feira, 16 de janeiro. No Rio De Janeiro e em Vitória, o calor também vai aumentar esta semana, mas a possibilidade de novo recorde é menor.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 14 de janeiro, a maior temperatura em 2019 em São Paulo foi de 34,4°C no dia 3. Vitória também registrou a maior temperatura deste ano até agora no dia 3 de janeiro, com a marca de 35,1°C. Em Belo Horizonte, a maior temperatura do ano até o momento é de 31,9°C, no dia 6. No Rio de Janeiro, o recorde de calor de 2019 por enquanto é de 41,2°C, em 3 de janeiro.



Calor  e alta pressão atmosférica

A Região Sudeste tem tido mais calor do que o normal para janeiro por causa da forte atuação de uma sistema de alta pressão atmosférica, que vem dificultando a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade. A alta pressão atmosférica impede a formação do canal de umidade entre o Norte e o Sudeste que força a concentração de ar quente e úmido para formar as áreas de instabilidade.

 

Na imagem da nebulosidade sobre o Brasil captada pelo satélite GOES 16 às 11h45 de 14/1/19 mostra que a Região Sudeste era a que tinha menos nuvens por causa da atuação do sistema de alta pressão.



 

 

 

Pancadas de chuva

Mesmo com a ocorrência de alguns temporais de forma geral tem chovido pouco na Região. Nuvens carregadas até se formam por causa do excesso de calor, mas as pancadas  de chuva estão ocorrendo em pequenas áreas.

Pelo menos até o próximo sábado, 19 de janeiro, a Região Sudeste vai continuar tendo mais sol e calor do que chuva. A temperatura permanece acima do normal para este mês. Até lá, há previsão de pancadas de chuva, mas em pequenas áreas e com curta duração. Porém, a chance de chover no Espírito Santo e no  norte de Minas Gerais é baixa. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a chuva que ocorrer será só em alguns bairros e municípios. Não há condições para chuva generalizada.

 

Foto de Maria Regina Futuro, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%