Chuva cai moderada à forte no Maranhão, Piauí e Ceará

15/01/2019 às 11:21
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Condições do tempo estão favoráveis às pancadas de chuva e volumes acima de 30 mm são observados nas últimas 24 horas.

A chuva cai sobre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, estimulada pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e dos ventos que sopram do oceano em direção ao litoral norte do Nordeste. No interior dos estados, vários municípios registraram volumes entre 20 a 60 mm nas últimas 24 horas.

 

Volume de chuva supera 30 mm em 24h 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 69,6 mm em Imperatriz (MA), 41,4 mm em Chapadinha (MA), 38,2 mm em São Luís (MA), 34,8 mm em Quixadá (CE), 25,2 mm em Floriano (PI), 23,6 mm em Teresina (PI), 23,2 mm em Piripiri (PI), 18,2 mm em Tinguá (CE) e 16,8 mm em Fortaleza (CE). 

  

Nesta terça-feira (15), as condições de chuva permanecem altas novamente sobre o Maranhão, o Piauí e o Ceará. Os ventos fortes encontram o calor do Sertão e ajudam na formação de nuvens carregadas. Há previsão de mais pancadas de chuva com raios e risco de temporais pelo litoral e interior dos estados. 

 

Também há condições para pancadas de chuva com raios durante à tarde e a noite no interior da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, porém com expectativa de chuva mais localizada e com menos volumosa. 

 

Foto: Ozéas Neves. Teresina/PI.

 

O que esperar nos próximos dias? 

A ZCIT vai permanecer ativa durante a semana e a previsão é de mais chuva, com alerta para temporais especialmente no centro-norte do Maranhão, Piauí e Ceará, incluindo as capitais São Luís, Teresina e Fortaleza

 

A tendência é chuva forte e volumosa pelo interior e especialmente a partir de sexta-feira (18), a chuva também aumenta no Sertão da Paraíba e de Pernambuco. 

 

Já a Bahia, terá uma tendência oposta e o ar seco deve voltar a ganhar força sobre o interior do estado. A partir desta quarta-feira (16), a chance de chuva será baixa. 

 

Veja também:

ZCIT provoca chuva forte no Nordeste nesta terça

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

31°
max

20mm / 90%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

25mm / 90%