Alerta para chuva volumosa na Região Sul

16/01/2019 às 11:31
por Maria Clara Machado

Oferecimento
RS e SC recebem mais de 50 mm em 24 horas e situação deve piorar nesta quinta e sexta-feira.

O Rio Grande do Sul continua debaixo de muita chuva e a instabilidade também se intensificou sobre Santa Catarina. Uma nova frente fria se aproxima do estado gaúcho e deva avançar pelo litoral da Região Sul nesta quinta-feira. Sistemas de Baixa Pressão atmosférica também estão contribuindo para a formação das nuvens de temporais. 

 

Chuva volumosa nas últimas 24h

Entre às 10 horas de terça-feira (15) e às 10 horas desta quarta-feira (16), o volume de chuva foi de 78,4 mm em Bagé (RS), 60,4 mm em Santa Vitória do Palmar (RS), 56,6 mm em Jaguarão (SC), 56,4 mm em Urussanga (SC), 49,2 mm em Dom Pedrito, 46 mm em Rio Grande, 39,8 mm em Caçador (SC) e 34,6 mm em Indaial (SC), de acordo com dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

Em Porto Alegre a chuva chegou na noite de ontem e o acumulado alcançou 33 mm até o momento. A chuva continua ao longo desta quarta-feira e pode cair a qualquer hora com até forte intensidade. 

 

Previsão para quarta-feira 

Todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficam instáveis, com tempo abafado e a chuva deve ocorrer várias vezes, caindo grossa em alguns momentos. O sol aparece mais forte no Paraná, faz calor  e há risco de pancadas de chuva com raios, em forma de temporais. 

 

Foto: Eder Luiz de Mello. Santa Maria/RS.
 

Muita chuva na quinta e na sexta-feira 

A população do Rio Grande do Sul deve ficar atenta com a previsão do tempo para esta quinta e sexta-feira (18). A chuva vai continuar e os volumes vão aumentar. São esperadas tempestades, com raios, rajadas de vento, granizo e acumulados elevados. Os meteorologistas alertam para tempo severo nestes próximos dois dias. 

 

O risco de temporais também será alto por Santa Catarina e o Paraná. A passagem da frente fria deve provocar chuva forte em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR), nesta quinta-feira e mais temporais são esperados para sexta-feira. 

 

Depois da frente fria, o Sul do Brasil poderá ter um alívio no calor. Os ventos frios e úmidos de uma massa polar vão entrar com mais força sobre a Região. Há expectativa de queda nas temperaturas durante o próximo fim de semana. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

20°
max

12mm / 90%

Porto Alegre - RS


min

15°
max

10mm / 90%