Ar seco se expande pela Região Nordeste esta semana

21/01/2019 às 11:30
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Umidade do ar volta a cair e condições de chuva diminuem em todo o Sertão.

Uma massa de ar seco que vem atuando principalmente pelo interior da Bahia, tende a ganhar força e vai voltar a influenciar grande parte da Região Nordeste esta semana. As pancadas de chuva que estavam sendo observadas em áreas do Sertão, devem diminuir com a redução nos níveis de umidade do ar. 

 

Ar seco continua sobre o interior da Bahia 

A segunda-feira (21) continua com sol forte sem previsão de chuva em todo o interior da Bahia e no Sertão de Sergipe e Alagoas. Algumas nuvens se formam, mas não chove. Algumas rápidas pancadas de chuva fracas podem ocorrer em praias do leste entre o litora sul da Bahia e o Rio Grande do Norte.     

  

Interior do Piauí e do Ceará com risco de chuva forte 

A maior chance para pancadas de chuva com raios ainda é para os estados do Maranhão, Piauí e o Ceará. Há risco de chuva forte especialmente em áreas como Teresina (PI) e Quixeramobim (CE). Algumas pancadas de chuva isoladas também ocorrer no interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Além da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima a costa do Ceará, os ventos que sopram do oceano estão transportando umidade para o interior do Nordeste. Esta situação começa a mudar a partir desta terça-feira (22). 

 

Foto: Angela Ruiz. Sol e algumas nuvens em Cipó, na Bahia, nesta segunda-feira, 21.

 

Ar seco volta a predominar nos próximos dias 

O ar seco se expande pelo Nordeste já nesta terça-feira e vai predominar ao longo da semana. Além da Bahia, o centro-sul do Piauí e todo o Sertão de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e o Rio Grande do Norte voltam a ficar com o tempo seco. 

Serão dias de sol forte, tempo firme e com índices de umidade relativa do ar em queda. 

 

Principalmente o Maranhão, o norte do Piauí e o Ceará ainda vão receber pancadas de chuva com raios.   

  

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

33°
max

10mm / 90%