Rio de Janeiro chega aos 40°C pela quarta vez em janeiro

21/01/2019 às 17:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperaturas no RJ devem ter ligeira queda esta semana com o aumento das condições para chuva

A cidade do Rio De Janeiro completou um mês de verão nesta segunda-feira, 21 de janeiro, literalmente explodindo de calor. Pela terceira vez nos últimos cinco dias, e pela quarta-feira em janeiro, a temperatura no Rio atingiu o dígito dos 40°C. A temperatura máxima foi de 40,0°C, no bairro de Santa Cruz, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde de calor para 2019 até agora é de 41,2°C no dia 3 de janeiro.

 

O INMET registrou 40,4°C na cidade de Seropédica, no noroeste do Grande Rio, e esta foi a maior temperatura no país na tarde de 21 de janeiro. É provável que Niterói, com a marca de 38,7°C até às 16 horas, fique entre os 10 locais mais quentes do Brasil nesta segunda-feira.

 

Semana menos quente

A semana segue menos quente no Grande Rio e os termômetros não devem atingir a marca dos 40°C novamente até o domingo, 27 de janeiro. As temperatura ficam menos altas, mas a sensação de calor será grande. Porém, é possível que os 40°C voltem a ocorrer nos últimos dias do mês. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

A razão para a diminuição da temperatura é que a quantidade de nebulosidade e as condições para pancadas de chuva tendem a aumentar sobre o Grande Rio e no centro-sul fluminense a partir desta terça-feira, 22 de janeiro.

 

Pancadas de chuva

As pancadas de chuva devem começar mais cedo, antes do fim da tarde, sobre o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias, inclusive sobre o Grande Rio. Há risco de fortes pancadas de chuva também sobre a cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

Foto de Carolina Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

36°
max

10mm / 90%