Risco de chuva forte na região de Brumadinho

26/01/2019 às 13:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o centro-este de MG e provocam chuva por várias horas

 

Uma mudança na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, deixou o tempo mais instável sobre grande parte do estado de Minas Gerais. A nebulosidade aumentou muito de ontem para hoje sobre todo o centro, oeste e sul de Minas e nuvens carregadas se espalham também sobre a região da Grande Belo Horizonte atingindo Brumadinho.

 

Por volta das 13 horas, descargadas elétricas atmosféricas já eram detectadas a cerca de 30 km de Brumadinho. A região estava com muita nebulosidade, mas ainda sem chuva.

No decorrer da tarde e a noite deste sábado, 26 de janeiro, as áreas de instabilidade se intensificam sobre Minas Gerais e provocam pancadas de chuva com raios sobre a região de Brumadinho e em outras áreas da Grande Belo Horizonte. Há risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem alcançar até 75 km/h.

Na região de Brumadinho infelizmente também pode chover forte o suficiente para causar até acúmulos de água nos centro urbano. A chuva vai complicar a situação dos trabalhos de resgate na região do córrego do Feijão, onde ontem, 25, ocorreu o rompimento da barragem de rejeitos de minérios deixando centenas de pessoas desaparecidas na lama.

 

 

anima-mg

 

 

Noite de sábado

Estas áreas de instabilidade que se formaram entre Minas Gerais, São Paulo e Goiás vão persistir por várias horas. A previsão é de que a chuva na região da Grande Belo Horizonte continue também na noite deste sábado. Além de Brumadinho, há risco de chuva forte e volumosa, com potencial para alagamento também na em Belo Horizonte e em outros municípios da região metropolitana da capital mineira.

A chuva se prolonga pela  noite deste sábado, 26, mas deve diminuir na madrugada do domingo.

 

 

Triângulo, Alto Paranaíba e Sul de MG

As áreas de instabilidade que se organizaram sobre o centro, oeste e o sul de Minas Gerais espalham nuvens carregadas também sobre o Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e por todo o centro-oeste mineiro. Já choveu forte na madrugada e manhã deste sábado em alguns locais, mas na tarde e noite de hoje, o risco de chuva forte é ainda maior. Há risco de raios e de rajadas de vento com até 75 km/h.

 

Brumadinho (MG) - Foto de Isac Nóbrega/Foto Públicas


Previsão Domingo

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre Minas Gerais durante este domingo, 27 de janeiro. Assim, a nebulosidade e as condições para chuva diminuem por todo o estado.

O sol volta a aparecer entre muitas nuvens de manhã na região de Brumadinho e por toda a Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba o centro-oeste de Minas. A chance de chover de manhã é baixa, mas com o ar abafado, as pancadas de chuva devem voltar à tarde e em parte da noite. Ainda há risco de chuva moderada fortes nestas áreas neste domingo.

 

O sol forte e o tempo seco predominam na região do Noroeste Mineiro e do Vale do Jequitinhonha. O Vale do Rio Doce tem sol e calor o dia todo, mas algumas pancadas de chuva podem ocorrer no fim da tarde, em poucas áreas.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Belo Horizonte - MG

16°
min

25°
max

5mm / 90%