Sol predomina em Brumadinho esta semana

28/01/2019 às 18:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre a Região Sudeste do Brasil

Um sistema de alta pressão atmosférica voltou a se intensificar sobre a Região Sudeste do Brasil e seus efeitos já podiam ser percebidos nesta segunda-feira,28, na região de Brumadinho. A nebulosidade diminuiu bastante e o sol forte predominou. Este sistema de alta pressão atmosférica vai influenciar o tempo na região durante toda a semana.



Tempo seco

A região de Brumadinho, como toda a Grande Belo Horizonte, o centro-oeste e o norte de Minas Gerais vão ter dias com sol forte, poucas nuvens e muito calor até o sábado, 2 de fevereiro.

Nos próximos dias, algumas poucas pancadas de chuva devem ocorrer em pequenas áreas do Triângulo Mineiro, do Sul de Minas, da Zona da Mata Mineira

O sistema de alta pressão atmosférica vai deixar o ar muito subsidente sobre a Região Sudeste, o que vai inibir a formação e o crescimento de nuvens. Com menos nuvens, a chance de chover também diminui.

 

A imagem feita pelo satélite meteorológico GOES 16 às 18h15 (Brasília) de 28/1/19 mostra pouca nebulosidade sobre a Grande Belo Horizonte e Minas Gerais, de forma geral. As nuvens são as pequenas manchas em tons de verde, azul e amarelo. As áreas em marrom predominam e indicam poucas nuvens.

 

 

 

 

Compare com a imagem da manhã do domingo, 27 /1/19, às 9h30 (Brasília)

 

 

 

 

Ressecamento do solo

O sol forte e a ausência de chuva nos próximos dias vão aumentar a evaporação na região. A tendência é de que o lamaçal de rejeitos de mineiros que se espalhou sobre a região do córrego do Feijão vá secando, perdendo umidade e endurecendo. Isto deve dificultar os trabalhos de resgate, mas por outro lado, diminui o escoamento da lama de rejeitos para os rios.

 

 

 

Céu de Brumadinho (MG)/27-1-2019, Foto de Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

11°
min

22°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

13°
min

26°
max

0mm / 0%