Nordeste ainda terá chuva forte nesta quarta-feira

29/01/2019 às 14:29
por Redação

Oferecimento
Acumulados passaram dos 50 milímetros em 24 horas

Fortes áreas de instabilidade têm provocado chuva volumosa em várias áreas do Nordeste do Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 50,8 mm em São Luis do Quitunde (AL), 46,8 mm em Maceió (AL), 25 mm em Porto das Pedras (AL) e 24,8 mm em Morada Nova (CE).

 

Nesta quarta-feira (30), a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste e os ventos marítimos que levam umidade para a faixa leste da Região, colaboram para a formação de novas áreas de instabilidade. Por isso, a previsão é de chuva frequente, com até moderada intensidade, em Recife e João Pessoa

 

Em praticamente todas as áreas do Maranhão, o sol aparece durante o dia, mas pancadas de chuva ocorrem várias vezes, com moderada a forte intensidade. Em áreas do norte e oeste do Piauí, incluindo a capital Teresina, a previsão é de chuva apenas a partir da tarde. Há risco de raios e de rajadas de vento sobre esses locais.

 

Já no litoral do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia, chove apenas de forma passageira. Na região de Ilhéus, o dia começa com muita nebulosidade e há possibilidade de chuva já pela manhã.

 

Foto: Henrique Chen - Recife - PE

 

Ar seco

Por outro lado, uma grande massa de ar seco e quente vai continuar cobrindo a maioria das áreas do estado da Bahia, sul do Piauí e interior de Pernambuco e Alagoas. Nesses locais, o sol aparece forte e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% nos períodos mais quentes do dia. Não chove.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

36°
max

15mm / 90%

Recife - PE

22°
min

30°
max

5mm / 0%

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06