Calor é intenso do Sul do BR e pode ser recorde em Porto Alegre

31/01/2019 às 00:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria traz chuva para os próximos dias e alívio para o calor

Janeiro de 2019 termina extremamente quente no Sul do Brasil. As temperaturas máximas do dia 30 ultrapassaram os 38°C nos três estados da Região e podem se aproximar mais dos 40°C nesta quinta-feira, 31 de janeiro. Há chance de recorde de calor em algumas capitais e o risco de temporais aumenta na sexta-feira e no fim de semana.



Calor e pancadas de chuva

A maioria das áreas do Sul do Brasil passam esta quinta-feira com sol forte e muito calor, com chance de algumas pancadas de chuva à tarde ou à noite. Mas a chuva que ocorrer será em geral de curta duração e não vai dar conta de aliviar o calorão. Mesmo em poucas áreas, algumas pancadas podem fortes. Há risco de raios e de fortes rajadas de vento com a chuva nos três estados.

A fronteira com do Rio Grande do Sul com o Uruguai pode ter pancadas de chuva já pela manhã. O risco de temporal é maior neste estado e a Grande Porto Alegre pode ter tempestades.

 

Frente fria

A partir da sexta-feira, 1 de fevereiro, o deslocamento de uma frente fria aumenta as condições para chuva e alivia o calorão. Porém, o risco para temporais também aumenta. A chuva volta a cair forte sobre o Rio Grande do Sul na sexta-feira. No fim de semana, toda a Região Sul pode ter temporais. A temperatura começa a baixar já no sábado.

 

Possibilidade de recorde de calor em Porto Alegre

A sensação de calor era extrema em Porto Alegre na noite de 30 de janeiro, que certamente vai ficar ma lista das mais abafadas e desconfortáveis deste ano na capital gaúcha. Às 20 horas, o aeroporto local registrava 33°C e a umidade relativa do ar estava em 56%. Com estas condições, a sensação de calor chegava aos 38°C.

 

O calor da tarde desta quinta-feira pode ser recorde para 2019 na capital gaúcha e entrar para lista das 10 maiores temperatura registradas desde 1961 . O recorde de calor atual em Porto Alegre para este ano é de 38,5°C no dia 2 de janeiro. A maior temperatura já registrada em Porto Alegre foi de 40,6°C em 6 de fevereiro de 2014, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia .

 

 

Foto de Dalva Molon, Porto Alegre (RS)

 

 

Calor recorde na madrugada

A temperatura mínima da madrugada de 30 de janeiro de 2019 foi de 26,5°C, segundo o INMET, a maior de 2019 até agora. Esta mínima está entre as seis mais elevadas em Porto Alegre desde 1961.

 

Calor em Curitiba e em Florianópolis

Florianópolis e Curitiba também terminam janeiro de 2019 com bastante calor, mas não há mais expectativa de recorde.

O recorde de calor em 2019 e do verão de 2018/2019 em Florianópolis é de 40,0°C registrado em 3 de janeiro. Esta foi a maior temperatura registrada na capital catarinense desde 1923, segundo medições do INMET.

Em Curitiba, o recorde de calor para 2019 e deste verão até agora foi estabelecido ontem, 30 de janeiro, com a marca de 34,9°C. Esta foi a segunda maior temperatura na capital do Paraná desde 1961.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%