Onda de frio extremo deixa mortos nos EUA

31/01/2019 às 16:26
por Redação

Oferecimento
No Meio-Oeste, termômetros marcam temperaturas mais baixas que na Antártida.

No Meio-Oeste, termômetros marcam temperaturas mais baixas que na Antártida, escolas e empresas ficam fechadas, e voos são cancelados. Chicago pode ter frio recorde, e sensação térmica chega a -48°C em Minnesota.

 

Ao menos oito pessoas morreram em decorrência da onda de frio extremo que assola parte dos Estados Unidos. O fenômeno conhecido como vórtice polar fez com que os termômetros na região do Meio-Oeste americano marcassem temperaturas mais baixas que as registradas na Antártida.

 

O Serviço Meteorológico Nacional afirmou que as temperaturas continuarão muito abaixo do normal na região nesta quinta-feira (31/01). A sensação térmica deve ficar entre -32°C e -48°C.

 

"Ventos perigosamente frios podem causar lesões na pele exposta em apenas cinco minutos", disse a entidade.

 

 

Nesta quinta-feira, as temperaturas em Chicago podem quebrar o recorde da cidade, de -32°C, atingido em janeiro de 1985. Já áreas isoladas da região podem enfrentar temperaturas de até -40°C.

 

As aulas foram canceladas nestas quarta e quinta-feira ao longo do Meio-Oeste, inclusive em Chicago. Muitas empresas também permaneceram fechadas, deixando as ruas da cidade praticamente desertas.

 

Mais de mil voos com destino ou partida dos aeroportos internacionais Chicago, o que equivale a quase dois terços dos voos previstos, foram cancelados na quarta, segundo o site FlightAware. Em todo o país, 2.622 voos foram cancelados.

 

O vórtice polar provocou cenas surreais, como vapor saindo das águas do lago Michigan – resultado do ar extremamente frio passando por água mais quente logo abaixo. Partes das Cataratas do Niágara ficaram congeladas, e blocos de gelo cobriram o rio que cruza o centro de Chicago.

 

Até mesmo os correios dos EUA decidiram suspender as entregas em parte do país, apesar de serem conhecidos pelo seu slogan afirmando que "nem neve, nem chuva, nem calor, nem a escuridão da noite" são capazes de interromper os serviços. Os Estados de Illinois, Michigan e Wisconsin adotaram medidas de emergência.

 

Entre as oito vítimas da onda de frio registradas até o momento estava um homem de 70 anos que foi encontrado morto na quarta-feira diante da casa de um vizinho em Detroit. Um ex-membro do conselho da comunidade de Ecorse, a 24 quilômetros de Detroit, também foi encontrado morto. Ele também tinha por volta de 70 anos de idade, e estava vestindo apenas pijamas.

 

Um estudante foi encontrado morto do lado de fora de um prédio no campus da Universidade do Iowa no início desta quarta-feira. Em Illinois, a polícia resgatou 21 pessoas que estavam ilhadas em um ônibus que quebrou em uma rodovia, pois o diesel acabou virando gel dentro do motor do veículo.

 

Algumas das sensações térmicas mais baixas foram registradas em International Falls, em Minnesota, chegando a -48°C, segundo o meteorologista Andrew Orrison, do Serviço Meteorológico Nacional. Até mesmo a Antártida estava mais quente, com sensação térmica mínima esperada de -31°C.

 

post_Onda de frio extremo deixa mortos nos EUA

 

Vórtice polar

A onda de frio é consequência de um fenômeno conhecido como vórtice polar. Trata-se de uma massa de ar extremamente frio que normalmente gira ao redor do Polo Norte, mas que se deslocou para o sul e passou a se movimentar sobre os EUA.

 

O deslocamento da massa de ar frio, por sua vez, é resultado de uma onda de ar quente no Ártico, que dividiu o vórtice polar e levou parte dele para os EUA, explica Judah Cohen, especialista em tempestades de inverno da Atmospheric Environmental Research, uma empresa comercial na região de Boston.

 

Esse tipo de ocorrência tem se tornado mais comum nos últimos anos. Alguns cientistas suspeitam de uma ligação com as mudanças climáticas, embora não se saiba ao certo o motivo. No inverno de 2013-2014, um vórtice polar também levou à quebra de recordes de temperatura em várias partes do Canadá e do leste dos Estados Unidos.

 

PJ/rtr/ap/afp