Rio pode chegar aos 42°C na tarde desta quinta

31/01/2019 às 12:12
por Maria Clara Machado

Atualizado 31/01/2019 às 12:21

Oferecimento
Janeiro de 2019 pode terminar com novo recorde de calor na capital. A previsão é da chegada de uma frente fria no próximo domingo.

A cidade do Rio de Janeiro está entre as candidatas a ter um novo recorde de calor de 2019  na tarde desta quinta-feira (31). Ao lado de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, o Rio pode encerrar o mês com mais calor! 

 

Muito calor!

Janeiro já foi muito quente na cidade e com pouca chuva. Foram vários dias com temperaturas muito próximas ou que chegaram efetivamente aos 40°C. A maior máxima do ano até o momento, é de 41,2°C, registrada oficialmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no dia 3 de janeiro. Nesta quinta-feira, a expectativa é de temperatura na marca dos 42°C e há chance então de um novo recorde de calor!

 

A média das máximas na estação Santa Cruz, na zona oeste do Rio De Janeiro, entre o dia primeiro e 30 de janeiro foi de 38,1°C, segundo o INMET. Isto já faz de janeiro de 2019, o mês mais quente em 97 anos, pelas medições do INMET.

 

Um sistema de alta pressão atmosférica continua impedindo a chuva generalizada sobre o Rio de Janeiro. Hoje, novamente, as pancadas de chuva podem ocorrer em pontos isolados do sul fluminense, da região serrana e do interior. Todo o litoral e a capital continuam sem chuva, mesmo sob calor intenso, o que só agrava o desconforto da população. 

 

Foto: Carolina Pinheiro. Rio de Janeiro/RJ.

 

Quando vem a chuva e o refresco? 

Uma nova frente fria está prevista para chegar ao Rio de Janeiro no próximo domingo (3). A previsão é do aumento da nebulosidade e da chuva principalmente no domingo, com risco de temporais. A temperatura começa a cair, mas o grande alívio no calorão é esperado para segunda-feira (4), quando a entrada de ventos marítimos promete trazer o ar mais úmido e fresco para todo o litoral e o Grande Rio.  

 

Acompanhe as temperaturas para a cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

27°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

30°
max

0mm / 0%