Nova frente fria vai mudar o tempo em SP e no RJ

01/02/2019 às 16:59
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Sistema avança pelo litoral do Sudeste trazendo chuva e queda nas temperaturas.

Uma nova frente fria vai avançar pelo litoral do Sudeste ao longo deste fim de semana e promete uma virada no tempo, principalmente nos estados de São Paulo e do Rio Janeiro. Além da chuva, a previsão é de queda nas temperaturas e finalmente o calorão de janeiro vai dar uma trégua. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva se espalha especialmente a partir de segunda-feira (4).  

 

Sábado com temporais em SP

A frente fria avança lentamente pelo Sul do Brasil e chega ao litoral de São Paulo até a noite deste sábado (2).  O sol vai aparecer forte no período da manhã e ainda esquenta bastante. Não está descartada a possibilidade de outro recorde na capital. A temperatura máxima chegou aos 35,3°C nesta sexta-feira (1) e foi a tarde mais quente de 2019 até o momento.

Com o deslocamento da frente fria e o calor intenso, o risco de temporais a partir da tarde será elevado na Grande São Paulo e em todo o estado. 

 

Também há previsão de pancadas de chuva com raios a partir da tarde no Triângulo Mineiro, no sul de Minas, na Grande Belo Horizonte e no interior do Rio De Janeiro, mas grande parte do Sudeste vai continuar sem chuva neste sábado. Com a aproximação da frente fria, pode chover na cidade do Rio de Janeiro na noite do sábado. 

 

Foto: Maria Isabel Moreira. São Paulo/SP.
 

Frente fria avança pelo RJ no domingo 

A frente fria vai avançar pelo litoral do Rio de Janeiro no domingo (3) e as condições de chuva aumentam por todo o estado especialmente a partir da tarde. O Grande Rio ainda terá um dia muito quente e os temporais acontecem entre à tarde e a noite

 

O leste de São Paulo também fica em atenção neste domingo, com previsão de chuva forte e volumosa, que pode acontecer a qualquer momento do dia. A umidade aumenta e já há possibilidade de pancadas de chuva com raios em Vitória, mas será na segunda-feira (4), que mais áreas capixabas poderão contar com a chuva. 

 

Calorão vai embora na segunda! 

Após a passagem da frente fria, os ventos marítimos vão entrar com mais força sobre o Rio de Janeiro e o leste de São Paulo, trazendo umidade e finalmente o ar mais fresco do oceano na segunda-feira. O calorão de janeiro diminui bastante e a segunda deve ser chuvosa, com queda nas temperaturas nas capitais paulista e fluminense, assim como nas áreas litorâneas. Já o interior de São Paulo não deve sentir tanto a diminuição do calor, mas as temperaturas caem um pouco. 

 

Será na segunda-feira que as pancadas de chuva também são esperadas para mais áreas do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e até no norte de Minas Gerais

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%