Enormes pedras de gelo no norte de SP

02/02/2019 às 21:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/02/2019 às 01:03

Oferecimento
Risco de temporais com granizo aumenta neste domingo em todo o estado com chegada de frente fria

Enormes granizos caíram na tarde do sábado, 2 de fevereiro, na cidade de Cajobi, no norte do estado de São Paulo, a cerca de 60 km ao sul de Barretos. Entre 18 horas e 19 horas, radares meteorológicos detectaram várias áreas de chuva forte na região.

 

A imagem é da chuva vista pelos radares do IPmet/UNESP em Bauru e em Presidente Prudente entre às 18h15 de 2/2/2019. A chuva forte aparece como manchas em tons de alaranjado/vermelho.




 

 

A foto das bolas de gelo em Cajobi foi compartilhada com a Climatempo por Moisés Lhorente

 

 

Foto de Moisés Lhorente, Cajobi (SP) em 2/2/19



As nuvens que provocaram as enormes pedras de gelo são do tipo cumulonimbus e se formaram por causa do intenso calor que fez no estado de São Paulo. Por terem grande desenvolvimento vertical, parte destas nuvens alcança uma região da atmosfera onde a temperatura fica abaixo de 0°C permitindo a formação do gelo.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 40,3°C em Tupã, a 39,2°C em Ourinhos e em Votuporanga, 38,9°C em Barretos e em 38,4°C em Barra bonita.

 

Saiba como se forma o granizo

 

Risco de temporais no domingo

Neste domingo, 3 de fevereiro, o choque entre o ar muito quente que está sobre São Paulo e a chegada do ar frio de uma frente fria vai facilitar a formação de cumulonimbus. O risco de temporais é alto e pode haver queda de granizo em diversas regiões do estado.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%