Frente fria começa a virar o tempo em SP neste domingo

02/02/2019 às 17:41
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/02/2019 às 17:43

Oferecimento
Temperaturas começam a baixar, mas há alertas para chuva forte e volumosa. Grande SP fica fresca na próxima semana.

Quase sem nuvens no céu, com sol forte desde o dia todo, a cidade de São Paulo continuou extremamente no sábado, 2 de fevereiro, mas o calorão está com horas contadas. A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo neste domingo vai virar o tempo pelo avesso. A Grande São Paulo passar alguns dias cheia de nuvens, com chuva e temperatura amena.

 

Entre a segunda-feira, 4, e a quarta-feira, 6 de fevereiro, a capital paulista terá madrugadas com temperaturas abaixo dos 20°C e tardes com frescas, com até 27°C. Mas a esta próxima semana vai terminar com calor beirando os 30°C novamente. Confira como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo.

 

Risco de temporal neste domingo

Com o choque do ar frio que vem com a frente fria e o ar muito quente que está sobre todo o estado de São Paulo, o domingo, 3, é de alerta para temporais em todas as regiões paulistas.

O extremo sul do estado deve ter chuva já pela manhã, mas na Grande São Paulo e nas demais regiões paulistas, as fortes pancadas de chuva são esperadas para tarde e noite. Há risco de raios e rajadas de vento intensas, entre 60 km/h e 80 km/h, incluindo a Grande São Paulo. Confira a previsão para o estado de São Paulo



Temperatura em declínio

O domingo ainda é abafado no estado de São Paulo, mas as temperaturas já não atingem valores extremos como até o sábado. A partir de segunda-feira, a chuva e presença de ventos frios de origem polar baixam muito a temperatura em todas as regiões paulistas. Esta próxima semana será fresca. No sábado, 2, o Instituto Nacional de Meteorologia ainda registrou 40,1°C em Tupã e 39,2°C em Votuporanga.

 

Alerta especial para o litoral

A passagem desta nova frente fria pelo litoral paulista vai criar condições para uma forte circulação marítima, que vai manter uma intensa concentração de umidade e nebulosidade sobre litoral entre o fim da tarde do domingo, 4 de fevereiro, e o começo da noite da segunda-feira, 5 de fevereiro. Um grande volume de chuva está sendo esperado especialmente para a Baixada Santista e para o litoral norte que poderá causar enchente e grande alagamentos, além de deslizamento de encosta.

 

 

 

Foto por Guilherme Gaspardi, Itapira(SP)

 

Estação meteorológica da USP bate recorde de 86 anos

Fevereiro começou fervendo na cidade de São Paulo. A estação meteorológica da USP localizada no bairro da Água Funda, em frente ao Zoológico, registrou uma temperatura máxima de 36,3°C na tarde de 1 de fevereiro de 2019. Foi um, sendo a maior temperatura já registrada desde 1933, quando se iniciaram as medições neste local. recorde de calor histórico em 86 anos O recorde anterior era do dia 1 de fevereiro de 2014, quando a temperatura chegou aos 36,1°C.

 

Na zona norte da capital paulista, no Mirante de Santana, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 35,5°C na tarde de 1/2/2019 e foi a quinta maior temperatura para um dia de fevereiro em 76 anos de medições, igualando a marca de 5/2/2014



Qualidade do ar muito ruim

A CETESB registrou qualidade do ar muito ruim na Grande São Paulo na tarde do sábado, 2 de fevereiro. O poluente O3 (ozônio) estava em níveis muito elevados em Interlagos, Mauá e em São Bernardo do Campo.

A qualidade do ar vai melhorar neste domingo com passagem da frente fria que vai trazer chuva e ventos dispersar a poluição.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%