Santa Catarina e Paraná com risco de chuva forte

12/02/2019 às 12:41
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Passagem de frente fria espalha muitas nuvens sobre o Sul e temperaturas estão em queda

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e espalha nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A chuva retornou até com forte intensidade em algumas áreas e o alerta permanece para mais temporais, especialmente em Santa Catarina e no Paraná. 

 

Risco de chuva forte em SC e PR

Nuvens carregadas crescem sobre Santa Catarina e o Paraná e a chuva aumentou desde a noite de ontem (11). Já ocorreram alguns temporais, como em Dionísio Cerqueira (SC), que registrou 44,4 mm de chuva em uma hora e em Planalto (PR), que teve 35 mm de chuva em uma hora, ambos ontem a noite, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Icaraíma (PR) também teve temporal na manhã desta terça-feira (12), com acumulado de 42,4 mm em uma hora pelo INMET. Outras várias cidades estão com chuva.

 

A terça-feira continua com o tempo instável e a chuva acontece a qualquer momento do dia, podendo ser forte ou ocorrendo em forma de temporais. Grandes acumulados de chuva ainda estão previstos para hoje. 

 

A exceção é o interior catarinense e o Rio Grande do Sul, onde a chance de temporais já diminuiu. Ainda chove com fraca a moderada intensidade. 

 

Foto: Paulo Adamek. Lages/SC.

 

Ventos de origem polar 

Os ventos úmidos e frios de uma massa polar estão chegando ao Sul do país e as temperaturas já caíram no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e até no Paraná. A terça-feira (12) segue úmida e com predomínio de céu nublado no Rio Grande do Sul e interior catarinense. Na quarta-feira (13), a presença do ar frio vai manter as temperaturas baixas, principalmente no Rio Grande do Sul.   

 

 

Veja também: 

Grande frente fria traz ventania para o centro-sul do Brasil 

 

 

 

 


FASES DA LUA

  • Cheia
    19/02
  • Minguante
    26/02
  • Nova
    04/02
  • Crescente
    12/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09