Produtores gaúchos começam a colher arroz

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A cultura do arroz no Rio Grande do Sul apresenta-se na fase de maturação reprodutiva e vegetativa da cultura. Em algumas lavouras da Fronteira Oeste, nos municípios de São Borja e Itaqui, os produtores iniciaram a colheita, mas que ainda não chega a 1% da área estimada para o Estado.

 

A expectativa é de redução de produtividade se comparada à colheita anterior. Essa queda está ligada a fatores climáticos e também a falta de luminosidade durante o desenvolvimento da cultura. Na região da Planície Costeira externa há registro de 300 hectares de área colhida na fase de 50% de maturação, 45% de fase reprodutiva e 5% vegetativa.

 

No dia 20/02 será a abertura oficial da colheita do Arroz em Pelotas, Capão do Leão e neste dia haverá uma colheita para marcar o início dos trabalhos no estado gaúcho.

O evento tem como objetivo reunir os produtores para mostrar os últimos avanços científicos e tecnológicos para a cultura e discutir o desenvolvimento do setor orizícola no país.

 

Condições do tempo

 

Nos últimos dias, a queda da temperatura foi sentida em todo o Sul do Brasil por causa do ar frio de origem polar que se espalhou sobre estes estados nas últimas 24 horas. Esta massa de ar frio chegou ao norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e centro-sul do Brasil com força acima do normal para fevereiro e por isso provocou um resfriamento bastante acentuado.

 

Cidades do sul do Rio Grande do Sul, da serra gaúcha e catarinense registraram temperaturas abaixo dos 10°C na madrugada desta quarta-feira, 13 de fevereiro. Confira as menores temperaturas no Sul, segundo o INMET:

 

8,8°C em São José dos Ausentes (RS)

9,0°C em Vacaria

9,1°C em Bagé

9,8°C em Santana do Livramento, em Dom Pedrito e em Cambará do Sul 

 

Próximos dias 

 

Nesta sexta-feira, o excesso de nebulosidade e a presença do ar frio de origem polar persistem sobre o Sul do Brasil e toda a Região amanhece com temperatura amena. As serras gaúcha e catarinense ainda poderão ter temperaturas em torno dos 10°C. A falta de luminosidade em boa parte do estado gaúcho pode prejudicar as lavouras de arroz.

 

Chuva

 

Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na sexta-feira e no sábado e provocam muita chuva. O tempo continua instável com muita nebulosidade e alguns períodos de sol.

 

Fonte: com colaboração do IRGA – Instituto RioGrandense de Arroz