Chuva passa de 200 mm em 48 horas no leste de Santa Catarina

18/02/2019 às 12:29
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Previsão ainda é de chuva forte nesta segunda-feira

A chuva caiu muito volumosa sobre o leste de Santa Catarina com acumulados superiores a 200 mm nas últimas 48 horas, que provocaram grandes alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e outras ocorrências. O alerta permanece para mais chuva, que ainda pode cair forte no decorrer desta segunda-feira (18). 

 

Chuva passa de 200 mm

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 275, 4 mm de chuva em Araquari, no litoral norte de Santa Catarina entre meio dia do sábado (16) e meio dia desta segunda-feira. Em São Francisco do Sul, foram acumulados 251,2 mm, em Guaramirim 241,2 mm, em  Barra Velha 219 mm, em Balneário Piçarras 218 mm, em Penha 217 mm e em Navegantes 212 mm, no mesmo período.  

 

Pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuva foi de 117,4 mm em Florianópolis e de 100,4 mm em Itajaí.  

 

Situação de emergência

Em Araquari, a BR-280 foi interditada por conta de alagamentos no domingo e o município já decretou situação de emergência diante do grande acumulado de chuva em dois dias. A cidade de Balneário Barra do Sul também está em situação de emergência desde ontem. Os alagamentos atingiram grande parte do município. 

 

Na madrugada desta segunda-feira, um deslizamento de terra em Guaramirim atingiu 12 casas, mas ninguém ficou ferido. 

 

Foto: Ricardo Laurindo de Abreu. Florianópolis/SC.

 

Previsão de mais chuva 

A chuva continua ao longo do dia e aulas estão suspensas em municípios das regiões Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.  Ainda existem várias áreas alagadas. "A circulação dos ventos marítimos continua jogando bastante umidade para todo o leste e norte catarinense mantendo as condições de chuva. Em alguns momentos a chuva ainda pode vir forte, com raios e volumosa, por isso a situação ainda é de alerta", afirma o meteorologista Daniel Orlandi.

 

A tendência é do enfraquecimento das nuvens de chuva a partir de amanhã, terça-feira (19). 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%