5ªf com alerta de temporais no norte de Mato Grosso

20/02/2019 às 15:56
por Angela Ruiz

Oferecimento
As rajadas de vento podem alcançar até 80km/h em alguns pontos

O calor e a alta umidade do ar favorecem o aumento de nuvens e chuva a qualquer hora do dia na maior parte da Região Centro-Oeste. 

 

O Clima típico de Verão irá predominar nesta quinta-feira. O sol aparece em todos os estados da Região. Porém, as nuvens mais carregadas ficam concentradas no norte de Mato Grosso onde está localizado a região de Vera e é alto o risco de temporais rajadas de vento que podem alcançar até 80km/h.   

 

Nas demais áreas do estado, o sol aparece, faz calor e à partir da tarde as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva de forma isolada que podem ser fortes.

 

Em Goiás e no Mato Grosso do Sul, o calor e a umidade alta e a influência de um sistema meteorológico chamado de cavado (neste caso ventos circulando em médios níveis da atmosfera)  ajudam a aumentar a nebulosidade e favorecem a ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade já pela manhã, principalmente nas capitais Campo Grande, Goiânia e Brasília. Não dá para descartar a ocorrência de raios e rajadas de vento entre 60 e 80km/h. 

 

Foto: Merian Rocha - Cuiabazinho - MT
 

Próximos dias

 

Na sexta-feira, o sol predomina e faz calor no Centro-Oeste. No centro-norte e oeste de Mato Grosso, a nebulosidade é maior e já podem ocorrer algumas pancadas isoladas de chuva de manhã. Nas demais áreas da Região, o clima é bem típico de verão, com sol, calor aumento de nuvens e pancadas à partir da tarde de forma isolada acompanhada de raios.

 

Acumulados de chuva

 

O tempo ficou instável em Mato Grosso de ontem para hoje e algumas localidades registraram grandes volumes de chuva. Dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia mostram que em Campo Verde, foram acumulados no período entre 9h do dia 19/02 até 9h do dia 20/02 um total de 74,2 milímetros. Em Matupa, 60,3 milímetros e em São Vicente 55 milímetros. Ainda de acordo com o órgão, no período de 9h da manhã do dia 18/02 até 9h do dia 19/02 a cidade de Campo Novo dos Parecis registrou um volume de chuva considerado excepcional em 24h. Foram acumulados 137,8 milímetros.   

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS


min

16°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

11°
min

24°
max

0mm / 0%