SP tem mais calor e menos chuva no fim de semana

22/02/2019 às 22:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alta pressão atmosférica ganha força sobre o estado e reduz a chuva. Nova frente fria à vista.

A semana toda, o estado de São Paulo ficou dentro de uma área de baixa pressão atmosférica, que gerou grandes e fortes áreas de instabilidade sobre o estado, que provocaram muitos temporais inclusive a Grande São Paulo. Neste fim de semana, uma sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre São Paulo e a chuva diminui. A próxima semana vai começar com virada de frente fria.

 

 

A alta pressão atua de forma oposta à baixa pressão atmosférica, reduzindo a quantidade de nebulosidade e o risco de temporais. O ar fica mais seco, o que deixa as nuvens menos carregadas.

Saiba mais sobre Alta Pressão x Baixa Pressão

 

 

Mais calor

Todo o estado de São Paulo fica mais quente neste fim de semana. As condições para chuva e a nebulosidade diminuem com a influência de um sistema de alta pressão atmosférica que avança sobre a Região Sudeste do Brasil.

O sol aparece forte e faz calor. A temperatura à tarde fica várias horas acima dos 30°C, inclusive na cidade de São Paulo. É por causa do calorão que não dá para descartar a chance de pancadas de chuva com raios a partir do meio da tarde até o meio da noite, mas que não devem ocorrer de forma generalizada sobre o estado de São Paulo. Vai chover só em alguns bairros da capital, mas a chuva não deve durar muitas horas.

 

Calorão de noroeste nas praias

No domingo, as praias paulistas terão sol forte o dia todo e o calor será muito intenso, com temperaturas que devem passar dos 35°C. O vento de noroeste vai predominar. Este é o vento quente que sopra antes das viradas do tempo.  Há chance de pancadas de chuva no fim da tarde e à noite.

 

A virada do tempo vem na segunda-feira,  dia 25, com uma frente fria que chega ao litoral paulista. Atenção para mais temporais entre segunda e quarta-feira.

 

 

 

Foto de Ruth Heilmann, São Paulo (SP)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%