Oferecido por
A atuação do VCAN - Vórtice Ciclônico em Altos Níveis na costa norte e em parte da costa leste, a presença da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical e os ventos em altos níveis da atmosfera estimulam a formação de nuvens carregadas em grande parte do Nordeste, durante este último fim de semana de fevereiro.
Neste sábado, muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas no litoral do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e na Paraíba. Nestas áreas, o tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa.
Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva isoladas de até forte intensidade que podem vir acompanhadas de raios. Em Salvador, Aracaju e Maceió, o sol aparece mais forte e a chuva será rápida.
Foto: Samantha - São Luis - MA
No último domingo de fevereiro, as áreas de instabilidade associadas a presença da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical provocam chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora dia no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, interior de Pernambuco e norte da Bahia.
O tempo quente e úmido favorece o crescimento de nuvens que se espalham pelo interior e oeste da Bahia. Nestas áreas, as pancadas acontecem já pela manhã acompanhadas de raios.
Em Maceió e Aracajú, o sol aparece e por causa do forte aquecimento ocorrem algumas pancadas rápidas de chuva. Em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e no litoral sul baiano, o ar fica mais seco e inibe a formação de nuvens de chuva. A temperatura fica alta.