Temporais atingem a Região Sul neste domingo

23/02/2019 às 13:12
por Joao Basso

Atualizado 24/02/2019 às 12:18

Oferecimento
As áreas mais atingidas devem compreender o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no domingo e começo da semana

Neste domingo outra frente fria que avança na Região Sul do país fica associada a um sistema de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina e oeste do Paraguai. Os dois sistemas são combinados e causam formação de áreas de instabilidade nos estados de SC, PR e RS, especialmente entre este domingo (24) e a terça-feira (26).


 

O sistema frontal avança logo na manhã deste domingo (24) nas áreas com a fronteira do Uruguai, causando chuva forte e volumosa na campanha gaúcha, extremo sul e também no oeste do estado. O fenômeno provoca descargas atmosféricas, rajadas de vento e também pode causar transtornos, como alagamentos e até enchentes pela elevação dos níveis dos rios. Os principais pontos de enchentes no domingo ficam entre o Alto Uruguai e a Bacia do Guaíba. No decorrer do dia a chuva se espalha no estado gaúcho e demais porções da Região Sul, dando possibilidade para chuva moderada e descargas atmosféricas entre SC e PR.

Na segunda-feira (25), as condições devem ser ainda mais críticas, por que o sistema de baixa pressão se pronuncia ainda mais sobre o sul brasileiro. Assim, os temporais atingem boa parte do estado de SC e do RS, exceto no extremo sul gaúcho, onde o tempo fica nublado e com possibilidade para chuviscos. No sul do PR e leste catarinense, chove a qualquer hora do dia. Já no norte paranaense, o dia começa com sol entre muita nebulosidade e a chuva acontece a partir da tarde. As temperaturas sofrem queda brusca neste início de semana em praticamente todos estados. Vale ressaltar que há risco para descargas atmosféricas, rajadas de vento e também alagamentos por toda Região Sul. Além disso, a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou que há risco para enchentes em muitas das bacias gaúchas.

 

A terça-feira (26) começa com o tempo mais estável em boa parte do RS. O sol atua entre muitas nuvens e pode chuviscar na porção central do estado. No norte gaúcho e sudeste catarinense, o dia segue chuvoso. Há risco para temporais entre SC e o sul do PR. Já no centro-norte do PR, chove a qualquer hora do dia, mas o risco para chuva forte é menor. O frio deve ser um destaque na manhã em boa parte do território gaúcho e sul catarinense. No PR e nas demais áreas de SC, a temperatura fica amena para a época do ano.

 

 

Foto: Lionel Wirth - Caxias do Sul - RS