Carnaval no Nordeste terá pancadas de chuva

27/02/2019 às 13:14
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade tendem a se espalhar por todo o litoral, enquanto umidade continua alta no interior da Região.

O carnaval 2019 será marcado por pancadas de chuva na Região Nordeste. As centenas de blocos e trios elétricos e os milhares de foliões poderão esperar por chuva no litoral principalmente no início da semana. No interior dos estados, também há previsão de pancadas de chuva, fortes, mas em áreas isoladas. 

 

Vem chuva no litoral norte 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai continuar próxima à costa norte do Nordeste espalhando nebulosidade e mantendo as condições de chuva durante todos os dias de carnaval. Os períodos de sol serão maiores em alguns momentos, mas na maior parte do feriadão o céu deve permanecer com bastante nebulosidade nas áreas litorâneas entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte. A previsão é de chuva a qualquer hora, com expectativa de tempo mais aberto somente no sábado (2). Ainda assim ocorrem pancadas de chuva com raios. 

 

De maneira geral, o carnaval será de chuva frequente no litoral norte, com risco de chuva forte e raios. Há alerta para temporais em São Luís (MA), em Fortaleza (CE) e em Natal (RN). 

 

Chuva se espalha pelo litoral leste a partir de domingo 

Outro sistema meteorológico, o vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) atua sobre a costa leste do Nordeste. O VCAN vem inibindo a chuva entre o Recôncavo Baiano, Sergipe e Alagoas. Por isso, os primeiros dias oficiais do carnaval, entre sexta-feira (1) e o sábado ainda serão de muito sol e no máximo uma chuva rápida em Salvador (BA), em Aracaju (SE) e Maceió (AL). Pancadas de chuva com raios podem ocorrer também de forma rápida no Recife (PE) e em João Pessoa (PB). 

 

A partir de domingo (3), as condições de chuva aumentam por grande parte do litoral leste, com o deslocamento do VCAN. As áreas de instabilidade tendem a se espalhar e a previsão é de chuva a qualquer momento do dia entre Salvador e o litoral norte da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba. A chuva pode cair grossa em alguns momentos e não se descarta a ocorrência de raios. 

 

Interior com pancadas de chuva 

O interior de todos os estados do Nordeste terão condições para pancadas de chuva durante o feriadão. Os ventos que sopram do mar continuam transportando umidade para as áreas de agreste e sertão, e o deslocamento do VCAN também vai ajudar na formação das nuvens de chuva. 

 

Ainda assim, serão dias com bons períodos de sol e calor. As pancadas de chuva, em geral, vão ocorrem entre à tarde e a noite. A chuva esperada, é rápida, pontual, mas pode vir forte e acompanhada por raios. A capital Teresina (PI) pode ter pancadas de chuva com raios e rajadas de vento durante todos os dias do carnaval 2019. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%