Sudeste tem mais sol e calor nesta terça de Carnaval

04/03/2019 às 16:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mas condições para pancadas de chuva permanecem altas e há risco de chuva forte em todos os estados

O Carnaval de 2019 vem sendo marcado por temporais em várias regiões de São Paulo, do Rio De Janeiro e de Minas Gerais que causaram transtornos nas capitais destes estados. Só não tem chovido com frequência no Espírito Santo.

Nos próximos dias, as áreas de instabilidade finalmente enfraquecem sobre o Rio de Janeiro, em Minas e em São Paulo com a intensificação do sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul (ASAS) sobre a Região. Mas outras áreas de instabilidade avançam do litoral leste do Nordeste e chegam ao Espírito Santo aumentando as condições para chuva para este estado.

 

Terça-feira de Carnaval com mais sol

A atuação do sistema ASAS desfaz a intensa convergência de ar úmido que predominou na última semana sobre o Sudeste e manteve as fortes áreas de instabilidade. Isto vai diminuir a nebulosidade e as condições para chuva em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.  Os períodos com sol e o calor aumentam, mas as pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e à noite porque o ar está muito úmido e fica mais quente nesta terça-feira.

Estas pancadas de chuva vêm com raios e ainda podem ser moderadas a fortes em vários locais, mas não devem se prolongar por muitas horas. A chuva não será mais generalizada .

 

O sol aparece forte na terça-feira de Carnaval nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas permanece o risco de fortes pancadas de chuva com raios à tarde e a noite. A temperatura à tarde passa dos 30°C nas três capitais.

 

Condições para chuva aumentam no ES

As condições para chuva serão maiores para os capixabas a partir desta terça-feira, 5 de março.  Nuvens carregadas que crescem no litoral leste do Nordeste do Brasil são levadas para a costa do Espírito Santo pela circulação de ventos de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera). Estas nuvens não devem fechar o tempo nos próximos dias, mas podem provocar pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

Nesta terça-feira, Vitória tem sol e calor acima dos 30°C, mas a chance de chover a partir da tarde é maior do que nos últimos dias.



 

Foto de Umberto Romão, Betim (MG)

 

 

Semana de calor no Sudeste

A influência do sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul será sentida na Região Sudeste nos próximos dias. A semana segue com sol, calorão e pancadas de  chuva com raios entre a tarde e a noite em todo o Sudeste. Pode chover forte em vários locais de todos os estados.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%