Sudeste terá pancadas de chuva com raios nesta terça

12/03/2019 às 11:24
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/03/2019 às 11:49

Oferecimento
Nuvens de chuva voltam a se formar a partir da tarde e temporais serão localizados

Falta pouco para acabar o verão 2019, mas a atmosfera ainda está bastante quente e úmida ajudando a formar as nuvens de chuva sobre a Região Sudeste. Os temporais têm atingido principalmente São Paulo, o Rio De Janeiro e Minas Gerais, potencializado por frentes frias, cavados meteorológicos e sistemas de baixa pressão atmosférica. 

 

Temporais isolados 

A terça-feira (12) vai seguir com características bem típicas de verão sobre os estados do Sudeste. O sol brilha forte até o início da tarde na maioria das áreas, com temperaturas elevadas. Apenas o Rio de Janeiro está com maior nebulosidade. As nuvens de chuva voltam a crescer a partir do meio da tarde e podem ocorrem pancadas rápidas e localizadas. A situação é de atenção para o risco de temporais, mas que não vão atingir todas as áreas. Hoje, a chuva não deve durar muitas horas, porém vem com raios e rajadas de vento de até 60 km/h. 

 

Foto: Philippe Peinhopf de Paula. São Paulo/SP.
 

Atenção 

A população de São Paulo e do Rio de Janeiro deve ficar atenta a previsão dos próximos dias. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica está previsto para se deslocar ao largo da costa do Sudeste entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15) aumentando novamente o risco de temporais e de chuva intensa. Em São Paulo, a chuva mais volumosa é esperada para quinta-feira e no Rio de Janeiro, a chuva volta a preocupar pelo menos até o sábado (16). 

 

Como os rios e córregos já estão muito cheios e o solo encharcado, permanece o risco de alagamentos e deslizamentos de terra esta semana, avisam os meteorologistas. 

 

O leste de Minas Gerais e o Espírito Santo terão mudanças no tempo no sábado, com o aumento da nebulosidade e das condições de chuva. 

 

Veja também:

Risco de chuva forte no Rio de Janeiro é alto esta semana 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

17°
max

1mm / 20%

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

23°
max

8mm / 90%