Nuvens carregadas continuam a se formar sobre o Nordeste

15/03/2019 às 17:11
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja onde pode ocorrer temporais isolados

A presença da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical no litoral norte do Brasil e o calor e a umidade presente sobre grande parte do Nordeste estimulam a formação de nuvens carregadas.

 

Neste sábado, o tempo fica instável com grande quantidade de nebulosidade e chuva a qualquer hora entre o litoral do Maranhão e do Ceará. Pode chover forte e de forma volumosa om risco de temporal. 

 

O calor e a alta umidade presentes na atmosfera vão colaborar para formar nuvens carregadas que à partir da tarde provocam pancadas de chuva com raios no sul da Bahia, interior do Maranhão e do Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. O risco para temporais é alto nestas localidades. 

 

Pancadas isoladas e fracas acontecem no oeste baiano. Em Maceió,  Pernambuco e na região de Paulo Afonso e Petrolina (BA), o sol brilha forte, faz calor e chove rápido. Só não deve chover em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Aracaju (SE), por causa da presença de um ar mais seco. 

 

 

No domingo, o ar quente e úmido e a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera continuam estimulando a formação de nuvens carregadas sobre o Nordeste.

 

Todo o estado do Maranhão, norte do Piauí, litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte terão condições para várias pancadas de chuva no decorrer do dia  e da noite de moderada a forte intensidade. 

 

 

Uma massa de ar seco ganha força e inibe a condições e chuva no agreste e sertão de Pernambuco,  Alagoas, Sergipe e quase toda a Bahia.

 

No oeste baiano, interior do Ceará e do Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Recife, o sol aparece, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva à partir da tarde acompanhadas de raios. Há risco de temporal. 

 

Foto: Samantha - São Luis - MA

 

 

 

 


CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

34°
max

10mm / 80%

Petrolina - PE

23°
min

32°
max

10mm / 80%

FASES DA LUA

  • Cheia
    20/03
  • Minguante
    28/03
  • Nova
    06/03
  • Crescente
    14/03

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12