Atenção para chuva forte e ventania na Região Sul

16/03/2019 às 20:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana começa com forte instabilidade no Sul do Brasil. Ciclone extratropical passa sobre Rio Grande do Sul e uma frente fria chega ao RS na segunda-feira, 18.

Os últimos dias do verão 2019 serão marcados por forte instabilidade no Sul do Brasil, além de mar muito agitado. A mudança no tempo será provocada pela passagem de um forte ciclone extratropical que se desloca do norte da Argentina para o Rio Grande do Sul neste domingo, 17 de março, e que se junta com uma frente fria que chega ao litoral sul gaúcho na segunda-feira, 18 de março.

Além do risco de chuva forte nos três estados, a população que mora no litoral da Região Sul deve ficar atenta para o mar bastante agitado durante toda a semana.



Chuva forte

O risco de chuva forte já existe neste domingo, 17 de março  para os três estados. Toda a Região Sul do Brasil tem um dia abafado, com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora do dia. O ciclone extratropical começa a entrar no Rio Grande do Sul e deixa o tempo mais chuvoso no centro-oeste e no sul gaúcho.

 

Na segunda-feira, 18 de março, o ciclone extratropical ainda estará passando sobre o Rio Grande do Sul e uma frente fria chega o sul gaúcho. Isto vai fazer com que mais áreas de instabilidade se formem sobre o Sul do Brasil e provoquem mais chuva.

Há risco de chuva moderada a forte e de raios nos três estados tanto no domingo como na segunda-feira, dia 18.

 

Confira a previsão para a Região Sul para o fim do verão

 


Foto de Eder Luiz de Mello, Santa Maria (RS)

 

 

Vento forte

As nuvens carregadas que crescem por causa ar abafado e a passagem do ciclone extratropical facilitam a ocorrência de fortes rajadas de vento no domingo e na segunda-feira sobre os estados da Região Sul. As rajadas mais intensas devem variar de 70 km/h a 90 km/h, de forma geral. Mas nas regiões de relevo elevado, as rajadas podem chegar aos 100 km/h.

 

 

Massa de ar frio

Durante a terça-feira, 19 de março, uma massa de ar frio de origem polar começa a influenciar o Sul do Brasil e faz a temperatura baixar. O calor vai diminuir, mas não há previsão de frio intenso por enquanto.

 

 

Tendência para o outono 2019

A influência do El Niño no começo do outono de 2019 vai dificultar a entrada das ondas de frio na Região Sul no início da estação.Como será o impacto do El Niño na chuva de outono no Sul do Brasil? Confira a análise da meteorologista Graziella Gonçalves.