Chuva para o Nordeste no dia de São José

18/03/2019 às 19:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria leva chuva para a Bahia nos primeiros dias do outono

O dia de São José, na religião católica, é comemorado no dia 19 de março. Para a população do Nordeste do Brasil, é um dia especial porque na crença dos católicos, se chover no dia São José a colheita será farta. São José é também o padroeiro do estado do Ceará.

A previsão do tempo não se baseia nas crenças religiosas, mas este ano, por coincidência, as condições atmosféricas estão favoráveis para a chuva sobre o Nordeste no dia de São José.

 

ZCIT e frente fria

O aumento de chuva está relacionado com a presença da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Nordeste e  também com a chegada de uma frente fria sobre a Bahia, o que não muito comum nesta época. A frente fria chega ao sul da Bahia na quarta-feira, 20 de março.

Todos os estados do Nordeste sejam beneficiados com chuva nos primeiros dias do outono, que começa oficialmente às 18h58 do dia 20 de março.

 

 

Previsão para terça-feira, 19 de março

Quase todas as regiões do Nordeste, incluindo a maioria das capitais, devem ter pancadas de chuva. Há risco de raios de algumas pancadas podem ser fortes especialmente pelo interior dos estados. No dia de São José, só não há expectativa de chuva para a região entre Salvador e Aracaju.  A menor quantidade de pancadas de chuva deve ser sobre a Bahia. A chuva é mais frequente na faixa norte do Nordeste entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. As capitais Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís podem ter chuva forte. João Pessoa, Recife e Maceió podem ter chuva moderada a fraca e com baixo risco de raios.




Foto de Ozéas Neves, Teresina (PI)

 

 

Frente fria aumenta a chuva na Bahia

O estado da Bahia tem tido dias de pouca chuva e muito calor neste mês de março, com temperaturas de até 40°C, como ocorreu quase todos os dias em Ibotirama, desde o dia 14 de março.

A frente fria chega ao extremo sul da Bahia na quarta-feira, 20 de março, e persiste até o fim da semana estimulando o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva por todo o estado. Para Salvador e a região do Recôncavo Baiano, a previsão é de que comece a chover a partir da tarde da quarta-feira, dia 20.

 

Até o sábado, 23 de março, a chuva pode cair forte e volumosa em vários locais da Bahia, mas principalmente no sul e no litoral do estado.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Natal - RN

24°
min

29°
max

30mm / 90%