Sudeste tem muito calor e risco de temporal

19/03/2019 às 10:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria avança pelo litoral de SP e do RJ hoje e chega ao ES nesta quarta-feira.

A Região Sudeste do Brasil passa o penúltimo dia do verão com características típicas da estação: sol, muito calor e alto risco de temporais. Além do ar quente úmido que já está espalhado por toda a Região, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral ajuda a formar as nuvens carregadas no decorrer desta terça-feira, 19 de março. Esta frente fria passa por São Paulo e até a noite chega ao litoral do Rio De Janeiro e amanhã, ao litoral do Espírito Santo.



Calor

Antes das pancadas de chuva, mesmo com a presença de nuvens pela manhã, a maioria das áreas do Sudeste tem várias horas com sol forte nesta terça-feira. A temperatura fica bastante elevada em todos os estados. O norte de Minas Gerais pode registrar até 40°C como ontem. Em Itaobim, a temperatura ontem chegou aos 40,5°C e foi a maior do país.

As capitais mais quentes devem ser Rio de Janeiro, com temperatura máxima prevista de até 38°C e Vitória, com máxima de até 36°C.



Temporais

Nuvens carregadas crescem sobre todo os estados da Região Sudeste no decorrer desta terça-feira. Pancadas de chuva com raios são esperadas para todos os estados à tarde e à noite.

Há risco de chuva moderada a forte, com fortes rajadas de vento, em todas as áreas do Sudeste. Porém, há uma preocupação especial com as regiões sul e leste de São Paulo, centro-sul do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Nestas regiões, que inclui as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o risco de chuva volumosa e forte é maior.



Outono

O outono começa amanhã, 20 de março, às 18h58 pelo horário de Brasília. Toda a Região Sudeste continua tendo condições para pancadas de chuva nos primeiros dias da estação. Para esta quarta-feira, 20 de março, o alerta especial para chuva forte e volumosa é para o Espírito Santo e para as regiões norte e leste de Minas Gerais.

 

Confira a tendência climática para o outono 2019

 

 

Foto de Umberto Romão, Betim (MG)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%