Conheça as onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu!

22/03/2019 às 15:37
por Maira Di Giaimo

Oferecimento
Projeto ajudou a dobrar o número de onças-pintadas na região em dez anos.

A presença de certos animais na natureza mostra que o ecossistema da região está saudável. Um desses animais é a onça-pintada, que está ameaçada de extinção no Brasil.  O Parque Nacional do Iguaçu é considerado um dos mais importantes redutos da espécie no Sul do país. Com o projeto institucional 'Onças do Iguaçu', o número de onças quase dobrou em 10 anos.

 

"Os esforços para conservar a onça-pintada no Parque Nacional começaram na década de 90, com Peter Crawshaw e o projeto 'Carnívoros do Iguaçu', que encontrou uma situação alarmante de muito abate de onça, população reduzida. Em 2018 a gente deu uma repaginada no projeto. Ele passou a se chamar 'Onças do Iguaçu' e a gente ampliou essa parte de trabalhos com a comunidade. A gente tem visto, os números estão aumentando. A  gente faz um censo a cada dois anos para monitorar a tendência populacional. Mais ou menos em 2009, 2011 a estimativa era de 11, 12 onças nesse lado brasileiro. Em 2016 essa estimativa já tinha passado para 22 animais e o ano passado, 2018, a gente refez esse censo e lá para março, abril o resultado deve estar pronto. A gente tem a expectativa de que o número tenha aumentado", diz Yara Barros, coordenadora do projeto. 

 

Confira as ações que levaram a esse aumento e os flagras das onças-pintadas nas armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque na reportagem do Foco Ambiental!