Chuva continua muito volumosa no Norte do Brasil

25/03/2019 às 23:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Local no nordeste do Pará já acumulou 700 mm em março

Muitas áreas de instabilidade continuam se formando sobre quase toda a Região Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido. Só não tem chovido em Roraima, mas nos demais estados, a chuva cai volumosa e frequente causando transtornos para a população.



A chuva não dá trégua no Pará, especialmente no nordeste do estado, onde tem chovido demais neste mês de março. Nesta segunda-feira, 25, voltou a chover forte sobre a região de Paragominas, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 80 mm de água em apenas 2 horas. O total acumulado entre o meio-dia e 20 horas foi de 103. Desde o início de março já choveu quase 700 mm, mais do que a média normal para este mês.

 

O nordeste do Pará é uma das regiões do país onde mais chove normalmente no mês de março, mas a média de chuva de forma geral varia de 400 mm a 500 mm. No litoral, esta média passa dos 500 mm. Em Belém, a capital do Pará, o Instituto nacional de meteorologia já registrou 600 mm neste mês de março, pela medição automática.



 

Foto de Roberto Meira, Belém (PA)

 

Semana muito instável

Muitas áreas de instabilidade se desenvolvem sobre os estados da Região Norte do Brasil esta semana, exceto sobre Roraima. A circulação dos ventos sobre a Região favorece uma forte entrada da umidade marítima. As nuvens carregadas vão crescer sobre praticamente toda as áreas dos estados provocando pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes em vários momentos.

 

Esta é uma semana bastante instável, com muita nebulosidade e alguns períodos de sol, mas com pancadas de chuva com raios todos os dias. Há risco de chuva forte por toda a semana em quase toda a Região Norte. A chance de chuva é baixa apenas em Roraima.

 

Grandes volumes de chuva

Confira alguns volumes de chuva bastante elevados que já foram acumulados em locais da Região Norte até o dia 25 de março. Os valores são aproximados.

 

Marechal Thaumaturgo (AC): 370 mm

Ariquemes (RO): 290 mm

Boca do Acre (AM): 290 mm

Belém (PA): 600 mm

Paragominas (PA): 700 mm

Salinópolis (PA): 510 mm

 

Santa Rosa do Tocantins: 430 mm

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

30mm / 90%